Hidrômetros

Hidrômetro garante a cobrança correta pelo consumo medido

Em Pelotas, o valor da água é cobrado por consumo hidrometrado, com pagamento pela quantidade de água utilizada na residência, em conformidade com a Lei do Plano de Saneamento nº 11.445/2007. Para que a leitura e a manutenção sejam realizadas pelos servidores do Sanep, o hidrômetro deve estar instalado em local acessível e em boas condições - a conservação do aparelho é de responsabilidade do morador.

As equipes do Sanep enfrentam, muitas vezes, dificuldades tanto para acessar o hidrômetro, quando é necessária a remoção, manutenção ou o corte por inadimplência, quanto para verificar o consumo através dos números marcados no relógio. Alguns aparelhos se encontram em péssimo estado de conservação, muitos são enterrados pelos proprietários da residência na hora da instalação - em dias de chuva, por exemplo, a água, folhas de árvores e o barro acumulam nos buracos em que são enterrados os hidrômetros, impossibilitando o serviço e colocando em risco o bom funcionamento do aparelho.

Lembre-se:

  • O hidrômetro deverá estar livre de qualquer obstáculo superior de forma a não haver impedimento ao seu acesso;
  • O livre acesso ao local do medidor de água será assegurado pelo usuário, sendo vedado impedi-lo com qualquer obstáculo que dificulte a remoção do mesmo, cortes por inadimplência ou a apuração do consumo.

Precisa instalar o hidrômetro na sua residência e não sabe como posicionar o cavalete? Segue abaixo, em imagens, o passo a passo da instalação.