Barragem Santa Bárbara recupera 84 centímetros após chuvas

Principal manancial da cidade atingiu 2,80 metros abaixo do vertedouro

08/05/2023 | 04:05:02


A barragem Santa Bárbara obteve importante recuperação após os 150 milímetros de chuva registrados na primeira semana de maio. O principal manancial da cidade marcou 2,80 metros abaixo do vertedouro em medição realizada nesta segunda-feira (8). O índice supera em 84 centímetros o último registro antes de iniciar-se o período de instabilidade, no qual a represa se encontrava com nível negativo de 3,64 metros.

Principal manancial da cidade atingiu 2,80 metros abaixo do vertedouro nesta segunda-feira (8). Foto: Matheus Cabistany

Embora a chuva seja bem-vinda e represente alívio parcial, o cenário de estiagem ainda não foi revertido no abastecimento de Pelotas. Com apenas oito dias, maio já é o mês mais chuvoso deste ano de acordo com o pluviômetro situado na barragem. O dado contrasta com o de abril, quando foram computados somente 26 milímetros de precipitação. 

Confira a quantidade de chuva registrada na barragem em 2023

Janeiro: 81 milímetros

Fevereiro: 67 milímetros

Março: 129 milímetros

Abril: 26 milímetros

Maio (parcial até o dia 8): 150 milímetros

Monitoramento contínuo

A autarquia atua ininterruptamente na limpeza das sete Casas de Bombas responsáveis por escoar a água da chuva. Equipes do Departamento de Drenagem Urbana (Dedu) do Sanep trabalham na remoção dos resíduos que chegam às estruturas para garantir o funcionamento correto do sistema diante das precipitações intensas.


Tags

#sanepinforma, #barragemsantabarbara, #abastecimento, #sanepinforma, #barragemsantabarbara, #abastecimento, #sanepinforma, #barragemsantabarbara, #abastecimento