Câmara aprova PL do Município para criação de 175 vagas para servidores na Educação

As vagas são para Auxiliar e Professor da Educação Infantil, Professor I e Cuidador. Outras dez contemplam vagas para Farmacêutico Bioquímico, Motorista, Nutricionista e Terapeuta Ocupacional

03/04/2020 | 03:04:55


A Câmara de Vereadores de Pelotas aprovou dois Projetos de Lei (PL), propostos pelo governo municipal, que dispõem sobre a ampliação do número das vagas de cargos do quadro de pessoal estatutário da administração direta, bem como a simultânea extinção do cargo de Advogado e a criação do cargo de Analista Técnico Jurídico, no âmbito do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep).

Criação de 175 vagas para a Educação

Um dos projetos trata sobre a criação de 185 vagas no quadro de servidores do Município para oito cargos. Destas, 175 são para a área da Educação: Auxiliar (50) e Professor da Educação Infantil (50), Professor I (50) e Cuidador (25). As outras 10 são para Farmacêutico Bioquímico (3), Motorista (3), Nutricionista (2) e Terapeuta Ocupacional (2). 

Considerando a ampliação e construção de novas escolas municipais, assim como o aumento do número de alunos – no ano passado, 523 vagas foram criadas somente na Educação Infantil do Município – o acréscimo destes profissionais se mostra importante para manter o atendimento qualificado à população.

Os cargos de Farmacêutico, Nutricionista e Terapeuta Ocupacional foram criados visando ao fortalecimento das equipes e dos serviços prestados pelas secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social, que atestaram a necessidade destes profissionais em suas respectivas áreas. Além disso, o concurso público homologado (Edital 134/19), que prevê estas funções, possibilita o provimento dos cargos no momento oportuno ao Município.

De acordo com a Secretaria de Administração e Recursos Humanos, a nomeação dos três farmacêuticos já está sendo providenciada, a fim de reforçar o serviço municipal de Saúde para o enfrentamento do novo coronavírus.

Analista Técnico Jurídico no Sanep

Também foi aprovado pela Câmara o PL que trata sobre a simultânea extinção do cargo de Advogado e a criação do cargo de Analista Técnico Jurídico no quadro de servidores do Sanep. Desta forma, fica declarado o cargo de Advogado em extinção, vagando automaticamente, na medida em que deixar de ser provido pelos atuais ocupantes, e criado o cargo de Analista Técnico Jurídico, com três vagas.

Entre as competências da função, cujos pré-requisitos para ocupação são ensino superior completo em Direito e registro profissional na OAB, estão o assessoramento e execução de trabalhos técnicos de cunho institucional; a elaboração de minutas de contratos, convênios, editais, termos de compromisso e outros documentos da espécie; e a participação nas comissões de processos administrativos disciplinares, inquéritos administrativos e sindicâncias.

O objetivo do projeto é manter o quadro de servidores adequado, garantindo que o Sanep tenha funcionários habilitados a orientar as demais unidades da autarquia no cumprimento de suas atribuições em consonância com leis e regulamentos, bem como articular-se com a Procuradoria-Geral do Município em assuntos de interesse em comum.


Tags

PL, PL, projeto de lei, vagas, cargos, educação, sanep, projeto de lei, vagas, cargos, educação, sanep, PL, projeto de lei, vagas, cargos, educação, sanep, PL, projeto de lei, vagas, cargos, educação, sanep