Coleta de lixo está garantida para os dias de lockdown

Recolhimento de resíduos orgânicos e recicláveis acontecerá sábado, segunda e terça-feira normalmente

07/08/2020 | 04:08:43


Entre os serviços essenciais mantidos pelo Sanep nos dias de lockdown, anunciado pela Prefeitura, nesta semana, para ocorrer da noite de sábado (8) até o meio-dia da terça-feira (11), está a coleta de lixo. Por isso, a população pode recorrer ao cronograma habitual do recolhimento para descartar seus resíduos – tanto orgânicos, quanto recicláveis – neste período. Em caso de dúvidas ou reclamações, os moradores podem contatar o Departamento de Resíduos Sólidos do Sanep, através do número: 98415-9453.

Coleta conteinerizada

A coleta nos contêineres – estruturas destinadas exclusivamente para o descarte de resíduos orgânicos em regiões com maior concentração populacional – está garantida. Na área do comércio, no Centro, ela ocorrerá normalmente no sábado, na segunda e na terça, assim como nos bairros Pestano, Guabiroba e Lindóia, onde o recolhimento será feito no sábado e na segunda-feira. 

Coleta orgânica de porta em porta

A coleta orgânica, de porta em porta, segue o mesmo cronograma duas vezes por semana em toda a cidade. Confira abaixo como será o recolhimento durante o lockdown:

- Sábado e terça-feira:

Noturno: Cohab Fragata, Gotuzzo, Fragata Norte, Fragata Sul, Novo Mundo, Colina, Castilho, Vila Nova, Castelinho, Simões Lopes e Padre Réus 

Diurno: Distrito Industrial, Santa Terezinha, Pestano, Getúlio Vargas, Aeroporto, Santa Rita, Lot. Municipários, Sítio Floresta, Vila Princesa, Sanga Funda e Santa Colônia (na terça-feira, somente)

- Segunda-feira:

Noturno: Porto, Várzea, Fátima, Balsa, Perret, Areal, Cruzeiro, Treptow, Cohab II e Bom Jesus

Diurno: Arco-íris, Vasco Pires, Areal, Dunas, Colônia Z3, Recanto de Portugal, Laranjal, Navegantes e Cascata (zona rural).

Coleta seletiva

O recolhimento dos resíduos com potencial de reciclagem, como papel, vidro, metal e plástico também está confirmado para este período. Na segunda-feira, pela manhã, ele ocorrerá na Cohab Fragata, Centro Sul, Carpena, Centro Sul B, Colina do Sol e Py Crespo, e à tarde, no Areal Sul, Obelisco, Gotuzzo, Vila Assumpção, Jardim Europa, Umuharama, Recanto de Portugal, Novo Mundo e Santa Terezinha. 

Arte: Camila Soares

Já na terça, a coleta dos recicláveis será, pela manhã, no Centro Norte, Treptow, Navegantes, Colônia de Pescadores Z3 e Balneário dos Prazeres, e à tarde, na Cohab 2, Cohab Lindóia, Cohab Pestano, Guabiroba, Fátima, Simões Lopes, Padre Reus, Balsa, Balneário Valverde e Balneário Santo Antônio.

Plantão para emergências

Durante o lockdown, a autarquia funcionará em regime de plantão para atender problemas de falta d’água, grandes vazamentos e emergências relacionadas a esgoto, assim como as equipes responsáveis pelo tratamento da água e monitoramento das casas de bomba, que estarão em plantão 24 horas. Na segunda e na terça, o Sanep atenderá o público, de forma remota e online, através do WhatsApp, das 9h às 18h30min. 

Em casos de solicitações para parcelamentos ou religações, a população pode entrar em contato através do número 98417-0008. Para situações de falta d’água, grandes vazamentos ou emergências com esgoto, os contatos são 98423-0046, 115 ou 3025-3797 (plantão 24 horas).


Tags

sanep, coleta, resíduos, lixo, lockdown