Coleta seletiva volta a ser feita duas vezes por semana

Vacinação completa dos envolvidos com o serviço foi determinante para o Sanep ampliar a frequência do recolhimento de recicláveis

09/10/2021 | 02:10:51


A ação simples e fácil de separar o lixo reciclável em casa ganha mais um estímulo a partir desta segunda-feira (11): o retorno da coleta seletiva, feita pelo Sanep, duas vezes por semana em cada bairro da cidade. O esquema vacinal completo contra a Covid-19 dos envolvidos com o serviço – tanto coletores, quanto trabalhadores das cooperativas de reciclagem e servidores da autarquia –, e os protocolos de biossegurança reforçados foram determinantes para a retomada da rotina habitual, suspensa, temporariamente, em 2020 devido ao avanço do coronavírus no início do ano.

A partir desta segunda-feira, a coleta seletiva volta a ser feita duas vezes por semana em cada bairro - Foto: Igor Sobral

A coleta de resíduos orgânicos e recicláveis não deixou de ser realizada em Pelotas, apesar do contexto pandêmico, lembra a diretora-presidente da autarquia, Michele Alsina. Na época, entre as medidas adotadas pelo Município para preservar as equipes e evitar a circulação do vírus, a opção foi, apenas, pela redução da sua frequência semanal – mantendo o serviço nas ruas, considerando a sua essencialidade.

“É um momento especial, pelo qual estávamos aguardando e trabalhando muito para acontecer o mais breve possível. Acreditamos no potencial da reciclagem para diminuir a poluição ambiental e, por isso, poder ofertar o recolhimento dos resíduos em dois dias da semana à população é gratificante para o Sanep”, frisa Michele. 

‘Hoje é dia de coleta seletiva’

A partir desta semana, a música-tema da coleta seletiva, já conhecida entre a comunidade, que serve como um lembrete da chegada do caminhão, será ouvida duas vezes durante a semana nos bairros. O chefe do Departamento de Resíduos Sólidos do Sanep, Edson Plá Monterosso, acredita que a ampliação da periodicidade deve motivar ainda mais os pelotenses ao gesto sustentável, fazendo com que o número de resíduos recolhidos também aumente. No ano passado, mais de 2,3 mil toneladas de lixo reciclável foram coletadas – mais de 200 toneladas por mês. Atualmente, a modalidade alcança 80% da cidade com o formato de porta em porta e o restante por meio da coleta agendada, através do telefone (53) 98415.9453.

Vacinação completa dos envolvidos com o serviço foi determinante para o Sanep ampliar a frequência do recolhimento de recicláveis - Foto: Rodrigo Chagas

A participação das seis cooperativas conveniadas, para as quais todos os materiais recicláveis são encaminhados, é essencial nesse processo, assinala Monterosso, uma vez que, com a vacinação completa dos trabalhadores, torna-se viável o seu funcionamento integral. Assim, é possível receber maior quantidade de recicláveis para separação e comercialização. 

“Retornamos à frequência habitual da coleta orgânica ainda em 2020 e, agora, voltamos com a seletiva, com responsabilidade e protocolos de segurança seguidos à risca”, pontua ele.

O que pode ser descartado na coleta seletiva? Metais (latas de refrigerante, fios, arames, pregos e parafusos), papéis (jornais, papelão, envelopes), plásticos (embalagens, sacolas, isopor, garrafas pet), vidros (garrafas, potes, copos – sempre bem embalados e protegidos). Mais informações sobre produtos com potencial reciclável podem ser obtidas pelas redes sociais da autarquia (@saneppelotas no Facebook, Twitter e Instagram).

Confira os dias e turnos da coleta seletiva a partir de segunda-feira

- Areal Norte: segunda e quinta-feira (manhã)

- Areal: quarta e sábado (manhã)

- Areal Sul: segunda e quinta (tarde)

- Balneário dos Prazeres: terça e quinta-feira (manhã)

- Balneário Santo Antônio: terça e quinta-feira (tarde)

- Balneário Valverde: terça e quinta-feira (tarde)

- Balsa: terça e sexta-feira (tarde)

- Calçadão/Voluntários/Lobo da Costa: segunda a sábado (entre as 17 e as 21h)

- Centro Norte A e B: terça e sábado (manhã) 

- Centro Sul A: quarta e sábado (manhã)

- Centro Sul e Centro Sul B: segunda e sexta-feira (manhã)

- Cohab Fragata: segunda e sexta-feira (manhã)

- Cohab Tablada: terça e sexta-feira (tarde)

- Colina do sol: segunda e quarta-feira (manhã)

- Colina Verde: terça e quinta-feira (tarde)

- Colônia Z3: terça e quinta-feira (manhã)

- Cruzeiro: quarta e sábado (manhã)

- Fátima: terça e sexta-feira (tarde)

- Getúlio Vargas: quarta (tarde)

- Gotuzzo: segunda e quarta-feira (tarde)

- Guabiroba: terça e quinta-feira (tarde)

- Jardim Europa: segunda e quinta-feira (tarde)

- Las Acácias: segunda e quinta-feira (tarde)

- Lindóia: terça e quinta-feira (tarde)

- Marina Ilha Verde: segunda e quinta-feira (tarde)

- Navegantes: terça e quinta-feira (manhã)

- Novo Mundo: segunda e quarta-feira (manhã)

- Obelisco: segunda e quinta-feira (tarde)

- Padre Réus: terça (tarde) e quinta (manhã)

- Pestano (apartamentos): terça e quinta-feira (tarde)

- Pestano: quarta (manhã)

- Py Crespo: segunda e sexta-feira (manhã)

- Recanto de Portugal: segunda e quinta-feira (tarde)

- Santa Terezinha: segunda e sexta-feira (tarde)

- São Conrado: terça e quinta-feira (tarde)

- Simões Lopes: terça (tarde) e quinta (manhã)

- Treptow: terça e sexta-feira (manhã)

- Umuharama: segunda e quinta-feira (tarde)

- Vila Assumpção: segunda e quinta-feira (tarde)

- Vila Mariana: terça e quinta-feira (tarde).


Tags

sanep, coleta seletiva, lixo reciclável, vacinação, sanep, coleta seletiva, lixo reciclável, vacinação