Comissão de PPPs conhece projeto de licitação adotado pela Corsan

Processo é uma alternativa para agilizar a universalização do saneamento em nove cidades da região metropolitana do Estado

12/12/2017 | 05:12:00


      Integrantes da Comissão de Parceria Público Privada (PPPs) da Prefeitura estiveram em Porto Alegre, nesta segunda-feira (11), para conhecer o projeto de licitação que vem sendo realizado pela Corsan como alternativa para agilizar a universalização do saneamento em nove cidades da região metropolitana do Estado: Alvorada, Viamão, Gravataí, Canoas, Cachoeirinha, Eldorado do Sul, Esteio, Sapucaia do Sul e Guaíba. 

      A comitiva, formada por servidores do Sanep, Procuradoria Geral do Município e Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), foi recebida pela advogada e gerente do projeto de PPP’s da Corsan, Alessandra Fagundes, que tirou dúvidas e esclareceu detalhes do estudo adotado na capital.

Fotos: Angélica Mengue

      Alessandra explicou o processo de construção do edital, salientou a importância da contratação de uma consultoria especializada neste tipo de licitação e afirmou que a ideia é manter apoio para construir um modelo de gestão com auxílio no gerenciamento do contrato. 

      O diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, falou sobre as demandas atuais da área de saneamento em Pelotas e tirou dúvidas sobre o modelo adotado pela Companhia e de como a consultoria ajudou na construção da licitação.

      Promover a universalização do saneamento básico em Pelotas é um dos objetivos do governo Paula Mascarenhas. De 60% do esgoto coletado na cidade atualmente, apenas 30% é tratado - para mudar essa realidade seria necessário um investimento de aproximadamente R$ 400 milhões para universalizar a coleta e o tratamento. Além de ter impacto direto na saúde, a universalização do saneamento básico traz outros benefícios como geração de empregos e a valorização imobiliária.

      A Corsan prevê obras e a operação do esgoto pelo parceiro com recursos privados com um contrato de 35 anos, no valor total de R$ 9,4 bilhões. A meta é universalizar 87,3% do tratamento de esgoto das nove cidades metropolitanas. 

      Entre os servidores que participaram da visita estão Michele Alsina, Edson Plá, Claudelaine Coelho, Arnaldo Soares, Michele Isquierdo e Eduardo Melo (Sanep); Paulo Osório (STT); Cristiane Grequi (PGM). Também integram a Comissão de PPP’s da Prefeitura servidores das secretarias de Receita (SR) e de Gestão Administrativa e Financeira (Sgaf).


Tags

comissão de ppps, saneamento, corsan, saneamento, comissão de ppps, corsan, saneamento, corsan, comissão de ppps, comissão de ppps, saneamento, corsan, comissão de ppps, saneamento, corsan, saneamento, comissão de ppps, corsan, comissão de ppps, saneamento, corsan, comissão de ppps, saneamento, corsan, comissão de ppps, saneamento, corsan