Dia da Água: recurso acessível aos pelotenses é prioridade para o Sanep

Autarquia capta água de cinco mananciais e trata mais de 100 milhões de litros por dia para atender a população

21/03/2025 | 03:03:52


A água, recurso indispensável para a vida no planeta, tem seu dia celebrado neste sábado (22). Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, a data tem o objetivo de provocar reflexão sobre a sua utilização consciente por parte da sociedade. Em Pelotas, o Sanep assegura o fornecimento de água potável à população, mediante a captação em cinco mananciais e o tratamento de 100 milhões de litros por dia.

O processo para garantir o abastecimento no município é complexo e inicia-se com a captação de água bruta nos arroios Moreira, Pelotas e Quilombo, na barragem Santa Bárbara e no canal São Gonçalo. Então, o tratamento ocorre nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) Moreira, Quilombo, Santa Bárbara, São Gonçalo e Sinnott, além das estruturas móveis instaladas no Laranjal para reforçar o sistema. A distribuição até as torneiras das residências envolve 24 reservatórios e mais de um milhão de metros de tubulações.

A estrutura responsável pela condução desse processo inclui o empenho de profissionais como biólogos, engenheiros, instaladores, operários, operadores hidráulicos e técnicos em química. Os servidores da autarquia possuem a missão de manter e qualificar o sistema existente, por meio de reparos, ampliações de rede, gestão das pressões de água nos reservatórios e serviços pontuais nas unidades de abastecimento.

Diariamente, mais de 100 milhões de litros de água tratada são produzidos pelo Sanep. Fotos: Divulgação.

Entre as maiores prioridades do Sanep encontra-se o controle e a redução de perdas de água. Para isso, o diretor-presidente Ellemar Wojahn aponta o atendimento ágil às demandas do cidadão, aliado à ampliação do uso de ferramentas tecnológicas em todo o sistema de abastecimento como instrumentos de qualificação do serviço prestado aos pelotenses. 

“Buscamos dar uma resposta cada vez mais rápida ao atender solicitações de vazamentos e ligações de água. Além disso, atuamos com a instalação de macromedidores nas unidades de abastecimento para termos o diagnóstico preciso sobre o trajeto da água e, assim, fazer as correções necessárias no sistema para evitar o desperdício”, explicou o gestor. 

Trabalho de conscientização

No intuito de estimular bons hábitos e desenvolver a conscientização sobre a relação entre o ser humano e o meio ambiente, o Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento (Neas) do Sanep atua de forma integrada com a população, sobretudo em parcerias com a rede escolar. Atualmente, o Neas promove uma série de palestras e rodas de conversas com estudantes da educação infantil sobre a importância da água. Nesta semana, a ação foi na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Maria Lídia Magliani, no Sítio Floresta, e contou com a participação de crianças de três a cinco anos. 

De acordo com a coordenadora do Neas, Daiane Dias, a data é uma oportunidade para dialogar e destacar a importância de adotar hábitos responsáveis na rotina.

 “Conversamos sobre ações individuais simples que possuem um grande impacto coletivo, como fechar a torneira ao escovar os dentes e lavar a louça, por exemplo. E as crianças costumam ser engajadas. Compreendem e participam das nossas conversas. Fazemos tudo de uma forma descontraída e lúdica para que o envolvimento com o meio ambiente não seja visto como uma tarefa burocrática, e sim como um desafio coletivo responsável e, ao mesmo tempo, divertido”, salientou. 

Ações do Neas têm objetivo de levar a educação ambiental às crianças de forma lúdica. Fotos: Matheus Cabistany

O Neas atende pelo e-mail sanep.neas@gmail.com ou WhatsApp (53) 98428.0043.


Tags

sanep, dia mundial da água, abastecimento