Ecoponto Balsa recebe requalificação completa

Prefeita Paula Mascarenhas participou da entrega da unidade que representa novo avanço para o desenvolvimento sustentável do município

01/12/2023 | 05:12:33


Pelotas conta com mais uma unidade requalificada para o descarte correto de resíduos. A manhã desta sexta-feira (1º) foi marcada pela entrega do Ecoponto Balsa totalmente reestruturado após receber reforma e ampliação de sua infraestrutura, executadas pelo Sanep. A prefeita Paula Mascarenhas participou da atividade que representa novo avanço para o desenvolvimento sustentável do município, beneficiando milhares de moradores da região. 

A revitalização da unidade abrangeu uma série de intervenções, visando não apenas otimizar sua eficiência operacional, mas também melhorar o atendimento e o acesso da população ao espaço. Fotos: divulgação.

“O papel do poder público é oferecer espaços como esse, um local qualificado para atender a população, viabilizando o descarte dos resíduos de forma correta e ambientalmente sustentável. Seguimos investindo cada vez mais nos ecopontos da nossa cidade para preservar o meio ambiente e a vida no planeta”, destacou Paula.

A revitalização da unidade abrangeu uma série de intervenções, visando não apenas otimizar sua eficiência operacional, mas também melhorar o atendimento e o acesso da população ao espaço. Para isso, a autarquia investiu aproximadamente R$ 150 mil, de recursos próprios. Entre as principais melhorias realizadas na estrutura, destaca-se a ampliação da área do ecoponto em 50%, elevando a sua capacidade de operação e armazenamento. Além disso, um novo muro foi construído no entorno do ecoponto, assim como a instalação de portão, sistema de alarme e cerca elétrica, proporcionando maior segurança e delimitação do local.

A infraestrutura foi reforçada com a construção de um novo sistema de drenagem, pintura interna e externa, placa de identificação e reforma do piso interno. Também foi adquirido container metálico, que agora abriga o escritório e o banheiro do ecoponto, oferecendo maior conforto às pessoas que frequentam o espaço.

 

“Nosso compromisso, ao qualificar os ecopontos, é proporcionar um local mais organizado e atrativo para a comunidade realizar o descarte correto dos resíduos, evitando que esses materiais sejam depositados irregularmente em vias públicas, córregos e rios, assim, promovendo uma cidade melhor em termos de qualidade de vida e saúde pública”, afirmou a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina.

A unidade Balsa é a terceira a ser entregue completamente revitalizada pelo Sanep, desde que assumiu a gestão dos Ecopontos em 2021. Desde então, a autarquia implementou nova organização interna para o descarte, controle de saída e destino final dos materiais recolhidos, reconhecendo a importância desse método para otimizar a eficiência do serviço e facilitar o reaproveitamento eficaz dos resíduos. Além do Ecoponto Balsa, outras duas unidades, JK e Laranjal, já foram requalificadas e entregues à população.

Arte e educação ambiental

Para celebrar o momento, o Sanep convidou o coletivo de mulheres Elas na Rua para realizar atividade artística com os alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ferreira Vianna. A iniciativa uniu a arte urbana à educação ambiental, permitindo que os estudantes transformassem camisetas e ecobags em telas para expressar a importância da reciclagem através da arte. Além disso, as artistas também deixaram sua marca, personalizando o muro externo do Ecoponto Balsa.

Atividade realizada em parceria com o coletivo Elas na Rua e alunos da rede municipal uniu a arte urbana à educação ambiental. Fotos: divulgação.

Quais materiais podem ser descartados no Ecoponto? 

Materiais recicláveis, tais como plástico, vidro, papel, papelão, espelhos, metais e isopor; resíduos provenientes da construção civil, como tijolos, concreto, terra, madeira, forros e argamassa; equipamentos eletroeletrônicos de linha branca (geladeira, fogão, televisão, monitor e impressora); resíduos resultantes do manejo de vegetação e jardinagem, como podas e supressão; itens volumosos desmontados (móveis, sofás, armários, guarda-roupas, mesas e colchões); pneus e óleo de cozinha saturado.

Quais materiais não devem ser descartados no Ecoponto? 

Materiais orgânicos; resíduos biológicos, como medicamentos, seringas, agulhas, curativos e animais mortos; resíduos químicos e industriais (incluindo embalagens e resíduos de agrotóxicos, lâmpadas, pilhas e baterias).

Destinação ambientalmente correta

Segundo o coordenador do Departamento de Resíduos Sólidos (Ders) do Sanep, Edson Plá Monterosso, os resíduos coletados no Ecoponto da Balsa seguem a mesma programação e planejamento dos demais ecopontos. Os materiais recicláveis são direcionados às cooperativas conveniadas ao Sanep, enquanto os resíduos inertes, caracterizados por não sofrer alterações químicas, físicas ou biológicas ao entrarem em contato com a água, permanecendo inalterados por um longo período de tempo, são destinados ao Aterro Municipal.

Já os resíduos eletroeletrônicos e pneus, considerados especiais, passam por processos de reciclagem realizados por empresas licenciadas e contratadas para essa finalidade. Materiais inservíveis, como pedaços de tecido, madeira e borracha, são encaminhados para a Estação de Transbordo, sendo cada tipo de material direcionado de maneira ambientalmente correta, levando em consideração suas características específicas.

O Ecoponto Balsa está situado na rua Paulo Guilayn, 201, em frente à associação comunitária dos moradores da Balsa. Funciona de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O limite diário de descarte por pessoa é de 1,5 metro cúbico, equivalente, em volume, a três caixas d’água de 500 litros, por exemplo.


Tags

Coletivo Elas na Rua, Sanep, Ecoponto Balsa, Requalificação, Coletivo Elas na Rua, Escola Municipal Ferreira Vianna, Sanep, Ecoponto Balsa, Requalificação, Coletivo Elas na Rua, Escola Municipal Ferreira Vianna, Sanep, Ecoponto Balsa, Requalificação, Escola Municipal Ferreira Vianna, Sanep, Ecoponto Balsa, Requalificação, Coletivo Elas na Rua, Escola Municipal Ferreira Vianna