Equipe de Drenagem do Sanep limpa canal Santa Bárbara

Serviço é executado de forma itinerante pela autarquia em todas as estruturas de macrodrenagem da cidade

27/08/2021 | 01:08:26


Com o retorno do sol, após quase uma semana de chuvas em Pelotas, o Sanep dá sequência ao cronograma de limpeza dos canais de macrodrenagem da cidade. Nesta semana, a equipe trabalha na retirada do excesso de vegetação e de resíduos do canal Santa Bárbara, no Fragata. O serviço é essencial para manter as estruturas desobstruídas e viáveis ao escoamento da água, principalmente, em dias de precipitações volumosas como as registradas nos últimos dias.

Equipe de drenagem atua na limpeza do canal localizado no Fragata - Foto: Matheus Cabistany

Neste mês, o Departamento de Drenagem Urbana da autarquia já passou por canais do Loteamento dos Municipários, e das avenidas São Francisco de Paula e Duque de Caxias, nas Três Vendas, Areal e Fragata, respectivamente. Com os mais de 160 milímetros de chuva notificados no município, de sexta-feira (20) a quarta (25), ultrapassando a média prevista para todo o mês, as equipes do setor também precisaram intervir na limpeza das Casas de Bombas, que recebeu quantidade expressiva de lixo trazido pela chuva.

Mesmo com as grades de contenção, para frear a passagem dos resíduos – muitos volumosos, como partes de móveis e pneus –, os servidores precisam retirá-los, manualmente e com auxílio de uma retroescavadeira, a fim de impedir o atraso no escoamento da água. Na quarta, dia com maior volume de chuva registrado na semana, um para-choque de carro foi levado através da água até a Casa de Bombas Anglo, entre outros lixos vistos com mais frequência, como garrafas, sacolas e embalagens de alimentos.

Chuva volumosa desta semana levou expressiva quantidade de lixo até as Casas de Bombas - Fotos: Divulgação/Sanep

Tags

sanep, limpeza, canal, fragata, santa bárbara, sanep, limpeza, canal, fragata, santa bárbara, sanep, limpeza, canal, fragata, santa bárbara