Estiagem histórica prejudica captação e tratamento de água

Este é o pior cenário de seca vivenciado pela Barragem Santa Bárbara em 52 anos

08/05/2020 | 03:05:37


Causando transtornos e prejuízos em toda a Zona Sul do Estado, a estiagem em Pelotas é a principal responsável pelos problemas de falta d’água registrados em regiões abastecidas pela Barragem Santa Bárbara. Nesta sexta-feira (8), o manancial atingiu o recorde de 3 metros e 78 centímetros abaixo do nível ideal de captação, superando a marca histórica de 2 metros e 98 centímetros notificada em anos anteriores. Este é pior cenário de seca vivenciado pela Barragem desde sua construção, há 52 anos, alerta o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia.

“Hoje, o índice de déficit pluviométrico é de mil milímetros na barragem. De novembro até agora, temos 254 milímetros de chuva acumulada, quando o esperado para este período era em torno de 1,2 mil milímetros”, justifica Garcia.

Além de afetar a quantidade de água, a falta de chuva também traz consequências ao seu tratamento, já que, agora, é preciso buscá-la no fundo da Barragem e isso reflete diretamente na sua qualidade. Se, antes, a água bruta captada tinha índice de coloração (propriedade relacionada à transparência) de 160uH, nesta terça (5) chegou-se a constatar índice de 2.000uH.

Cenário é preocupante na Barragem Santa Bárbara – Foto: Angélica Mengue

O diretor-presidente explica que, em função disso, é preciso diminuir a velocidade do tratamento, sob pena de não se conseguir disponibilizar água potável à população. 

“Estamos fazendo todo o possível para cumprir a nossa missão de abastecer o município. Iniciamos operação para incluir novo produto químico no tratamento da água, aumentamos o floculante em mais de 80% do seu uso, lavamos os decantadores diariamente, pela quantidade de barro que sai durante a captação, quando antes era possível realizar o processo a cada 20 dias”, exemplifica.

A autarquia também executa obras emergenciais para ampliar a capacidade de obtenção e condução de água potável aos moradores. Na zona rural, o Sanep empenha-se para levá-la ao maior número de famílias possíveis. Normalmente, um caminhão-pipa dava conta de atender 90 famílias da colônia. Agora, com poços artesianos, arroios e córregos secos, a autarquia abastece 498 casas com cinco caminhões – um aumento de 450%. 

Colaboração da população é essencial

Está vigente, desde o final de fevereiro, o decreto que restringe o uso de água em Pelotas, proibindo que moradores lavem carros, calçadas e pátios, por exemplo. Na contramão da força-tarefa para economizar, diversas denúncias ainda chegam ao Sanep provando que muitas pessoas ainda não compreenderam a gravidade da situação e a importância de consumir conscientemente a água, aponta Garcia. De acordo com ele, tão imprescindível quanto a chuva, nos próximos dias, é a colaboração dos pelotenses para não desperdiçarem água neste momento. 

Sobre a previsão de um racionamento na cidade – a exemplo do que acontece em outras cidades do Estado, como Bagé e Hulha Negra –, Garcia pondera que ele ainda não está sendo planejado. “Ainda temos água, mas dependemos de várias situações, como a condição de tratamento e a direção do vento. Nosso problema não é quantidade, mas a condição de tratar a água bruta”, argumenta. Com a mudança do vento, a sujeira que, atualmente, é empurrada para dentro da zona de captação, vai para outro ponto da Barragem, podendo favorecer o processo.

Limpeza dos decantadores foi ampliada e agora é realizada diariamente – Foto: Angélica Mengue

Entenda

Na noite de terça (5), foi paralisado o bombeamento na Estação de Tratamento, já que a água bruta, chegando com baixa qualidade, não passava corretamente pela floculação, isto é, permanecia a forte coloração. Para não distribuí-la desta maneira às casas, o Sanep retomou o trabalho no início da manhã de quarta (6) e, desde então, não parou mais. Mas, para garantir o tratamento adequado e a potabilidade da água nas residências da população, é preciso reduzir a capacidade e o fluxo de tratamento, o que causa dificuldades no abastecimento, sobretudo, no período de maior consumo: entre 11h e 14h.

São afetadas pela falta d’água as regiões abastecidas pela Barragem, como Fragata, Centro, Balsa, Porto, Navegantes e Três Vendas. Como o manancial também abastece parte do reservatório R8 e ele, no momento, envia água à praia do Laranjal (devido a dificuldades na captação do arroio Pelotas, em função da salinidade), bairros como Areal e Laranjal também são atingidos.

Transposição

Uma das opções estudadas anteriormente pelo Sanep seria uma possível transposição do Arroio Pelotas à Barragem, como forma de repor o abastecimento. O diretor-presidente garante, no entanto, que o investimento não se justifica. “Buscamos essa possibilidade, mas no momento não justificaria o investimento, pois a qualidade da água bruta é inferior a que estamos captando na Barragem e teríamos ainda mais dificuldade para tratar”, afirma.

Uma transposição do canal São Gonçalo também seria inviável neste momento, segundo o gestor, pois seria necessário captar água em uma área a alguns quilômetros após a eclusa, devido à salinidade. “Precisaria de uma obra de grande porte, que levaria meses de execução. Pelotas vai captar a água do canal São Gonçalo a partir da conclusão da Estação de Tratamento que está em construção, que terá capacidade inicial de tratar 500 litros de água por segundo”, frisa Garcia.


Tags

sanep, sanep, barragem, barragem santa barbara, sanep, barragem, barragem santa barbara, sanep, barragem, barragem santa barbara, sanep, barragem, barragem santa barbara, seca, recorde de 3m78cm abaixo do nível, estiagem, problemas de falta de água, sanep, barragem, barragem santa barbara, seca, recorde de 3m78cm abaixo do nível, estiagem, problemas de falta de água, barragem, barragem santa barbara, estiagem, sanep, barragem, barragem santa barbara, seca, recorde de 3m78cm abaixo do nível, problemas de falta de água