Executivos da Enfil visitam a prefeita Paula Mascarenhas

Empresa é responsável pela construção da ETA São Gonçalo, obra que será entregue neste ano

03/07/2019 | 09:07:53


A prefeita Paula Mascarenhas recebeu a visita, no fim da tarde desta terça-feira (2), de executivos da Enfil S/A Controle Ambiental, empresa responsável pela construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo. O diretor de Projetos, José Carlos Álvares e o diretor de Desenvolvimento de Negócios, Paulo César Modesto, vieram a Pelotas para vistoriar a obra, que avança para a fase final.

Acompanhados do diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, os executivos trouxeram detalhes da obra à prefeita, com as garantias de conclusão da nova Estação para este ano. No momento, as equipes trabalham na área de captação e na Estação de Bombeamento de Água Bruta (EBAB).

Ao lado do diretor-presidente do Sanep, os executivos da Enfil trouxeram boas noticias da ETA à prefeita - Fotos: Michel Corvello

Durante a visita, Paula destacou as dificuldades enfrentadas nesta obra e a satisfação em ver que o processo se encaminha para a etapa final.

 “A construção da ETA foi uma maratona e exigiu muito de todos os envolvidos, foi um processo difícil mas de muito equilíbrio e competência. Ao analisar os percalços e as dúvidas que surgiram neste último ano, tenho total convicção de que vamos entregar uma grande Estação de Tratamento aos pelotenses. É motivo de muito orgulho”, afirmou a prefeita aos executivos.

A nova ETA São Gonçalo é a garantia de abastecimento de água em Pelotas pelos próximos 30 anos. Serão tratados 500 litros de água por segundo, um acréscimo significativa às redes. O sistema adotado na nova ETA São Gonçalo é inédito em Pelotas. 

Os meios de abastecimento de água no Município são provenientes de barragens, cujo volume de água está sujeito às variações climáticas – podem ficar comprometidos em períodos de seca. A captação direta do canal representa segurança e estabilidade de abastecimento. Com maior disponibilidade de água tratada na rede, haverá consequentemente uma melhor distribuição no sistema, com aumento significativo da oferta, principalmente em locais que hoje enfrentam problemas de abastecimento.

Adutoras percorrem a cidade

A primeira etapa de construção da adutora que irá trazer a água tratada da Estação até os reservatórios foi concluída pelas equipes do Sanep. O trajeto percorreu o Centro da cidade pela rua Barão de Santa Tecla, desde a Barão de Azevedo Machado até a 7 de Setembro. A partir da segunda-feira (8), a autarquia iniciará a construção da segunda etapa da adutora, que será direcionada à zona norte do Município, local que contará com um novo reservatório de água para abastecimento. 

Já na segunda, o Sanep inicia a colocação da tubulação na esquina da rua Barão de Azevedo Machado até o cruzamento da Guilherme Wetzel com a avenida Dom Joaquim. Esta etapa iniciará neste trecho pois a Prefeitura vai asfaltar, nas próximas semanas, a rua Barão de Azevedo Machado, isso evitará futuras intervenções na via requalificada. Após concluído, a obra inverte e recomeça pela zona norte.


Tags

sanep, eta são gonçalo, enfil, eta, estação de tratamento, sanep, eta são gonçalo, enfil, eta, estação de tratamento