Feira do BIG recebe ação educativa do Projeto Plástico Zero

A partir das 16h desta terça-feira, equipes do Sanep estarão no local para conversar com os moradores e trocar as sacolas plásticas por ecobags reutilizáveis

02/06/2020 | 09:06:21


Nesta terça-feira (2), a partir das 16h, equipes do Sanep vão dar sequência ao projeto Plástico Zero, uma iniciativa em âmbito local que busca abrir caminhos para uma nova e importante mudança de hábitos em Pelotas: a troca de sacolas plásticas por alternativas sustentáveis e responsáveis ambientalmente. A ação será realizada na feira da avenida Bento Gonçalves, próximo ao Big, com a proposta, aos consumidores, da troca dos saquinhos de plástico por ecobags de pano, para que elas sejam reutilizadas nas feiras.

Troca visa incentivar o uso de sacolas de pano reutilizáveis – Fotos: Leandro Lopes

No total, 15 atividades educativas em cinco feiras do Município visam informar à população sobre as mudanças que são projetadas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), parceira do projeto. Através de regulamento proposto aos feirantes, haverá alteração no formato atual e não será mais realizada a distribuição de sacolas plásticas nas feiras, com a substituição inicial por sacos de papel, a partir de 18 de junho. Depois disso, haverá um trabalho gradual para manter o processo sem sacolas plásticas.

O diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, salienta que o formato adotado em Pelotas vai inverter a lógica do que tem acontecido em outras cidades do País e que apresenta poucos resultados a longo prazo. 

“Ao invés de simplesmente proibir o uso de sacolas plásticas, nós decidimos trabalhar a conscientização antes, para que a população entenda e vá criando esta consciência sobre a importância da iniciativa e vá mudando seus hábitos. Vamos distribuir ecobags aos consumidores nestas ações e orientá-los para que sigam usando sacolas de tecido nas feiras. Não queremos impor uma mudança, queremos que seja gradual e vire um hábito”, salienta Garcia. 

O investimento da autarquia no projeto é de aproximadamente R$ 100 mil.

Destinação atual das sacolas preocupa

O diretor-presidente também explica que estas sacolas praticamente não são recicláveis. Muitas vezes, seu destino acaba sendo o sistema de drenagem da cidade, causando entupimentos e, consequentemente em dias de chuva, alagamentos. Desta forma, o projeto complementa outros dois programas de limpeza iniciados pelo Sanep voltados aos canais de macrodrenagem e bocas de lobo do município, uma vez que sacos plásticos são os mais recorrentes nestas desobstruções.

Por isso, além de limpar mais de 80 quilômetros de canais e mil bueiros em Pelotas, a autarquia investe em dois princípios da sustentabilidade: a redução e a reciclagem, com a ampliação da coleta seletiva e o projeto que transforma óleo de cozinha usado em produtos de limpeza, por exemplo. Inicialmente, o "Plástico Zero" estará em feiras orgânicas e livres da cidade com a expectativa de que ele torne autossustentável com o tempo.


Tags

sanep, projeto plastico zero, ecobags, sacolas plasticas, sanep, projeto plastico zero, ecobags, sacolas plasticas, sanep, projeto plastico zero, ecobags, sacolas plasticas, sanep, projeto plastico zero, ecobags, sacolas plasticas, sanep, projeto plastico zero, ecobags, sacolas plasticas