Governador em exercício conhece projeto de reciclagem de óleo

Delegado Ranolfo Vieira Júnior elogiou a iniciativa sustentável do Sanep, responsável por transformar o produto em itens de limpeza

08/10/2021 | 03:10:16


Em visita à 95ª Expofeira de Pelotas, na quinta-feira (7), o governador em exercício do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, conheceu o projeto Óleo Sustentável, do Sanep, responsável por transformar o óleo saturado de cozinha em produtos de limpeza. Recebido pela diretora-presidente da autarquia, Michele Alsina, e acompanhado pelo prefeito em exercício Idemar Barz, Ranolfo elogiou a iniciativa pelotense e destacou seus benefícios, como o incentivo à reciclagem e à preservação do meio ambiente, ao evitar que o material contamine as águas.

Governador em exercício aprovou iniciativa pelotense de reciclagem do óleo de cozinha - Fotos: Michel Corvello

O processo de reciclagem do óleo — que se inicia na coleta do produto em mais de 20 pontos de descarte, passa pela produção dos itens de limpeza na Usina de Óleo Saturado, situada na Cooperativa Nova Esperança, e termina na destinação dos produtos a unidades de saúde, prédios públicos e escolas — foi explicado ao governador e ao secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, que o acompanhou na visita ao estande da Prefeitura. 

“Uma parte dos sabões e dos detergentes produzidos é comercializada pela cooperativa responsável pela reciclagem, gerando emprego e renda a várias famílias”, acrescentou Michele, destacando a importância de destinar corretamente o óleo de cozinha e evitar a poluição das águas e do lençol freático.

Além das autoridades municipais e estaduais que passaram pelo espaço, dezenas de visitantes do evento tiveram a oportunidade de conhecer a iniciativa e de levar para casa amostras dos itens de limpeza, além de sacolas reutilizáveis (ecobags) personalizadas – um estímulo para diminuir o uso das plásticas na rotina das compras. O secretário municipal de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho, também acompanhou a visita da comitiva do governo estadual ao estande. 

Dezenas de visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a iniciativa e de levar para casa amostras dos itens de limpeza - Fotos: Matheus Cabistany

Participação na Expofeira até domingo

Além da ação educativa de quinta-feira, com a comunidade, o Sanep manterá uma estrutura para coleta de óleo de cozinha usado até o último dia da feira, no domingo (10). A bombona, que possibilita o descarte simples e rápido, está instalada próximo à praça de alimentação, a fim de recolher o produto utilizado pelos restaurantes. 

Transformação em números

Neste ano, mais de 10 mil litros de óleo já foram coletados pelo Sanep, gerando cerca de 11 mil barras de sabão e mil litros de detergente. Ecopontos, supermercados, postos de gasolina e locais visitados com frequência pelos pelotenses, como o Parque Una e o Mercado Central, integram a lista de pontos de descarte do produto. Confira a relação completa no site.


Tags

governador, reciclagem, sanep, óleo sustentável, expofeira, governador, reciclagem, sanep, óleo sustentável, expofeira, governador, reciclagem, sanep, óleo sustentável, expofeira