Ciclone extratropical atinge a metade Norte do Estado; rajadas de vento e chuva moderada são esperadas para Pelotas
07/11/2025 | 01:11:41
A secretaria da Defesa Civil acompanha atentamente os possíveis impactos em Pelotas do ciclone extratropical formado na noite da última quinta-feira (6), na metade Norte do Estado. São aguardadas rajadas de vento de 60 a 80 quilômetros por hora e chuva entre 30 a 60 milímetros nesta sexta-feira (7) e sábado (8). Equipes do Sanep e Secretarias de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) e Qualidade Ambiental (SQA) estão mobilizadas para atender ocorrências.
De acordo com o secretário da Defesa Civil, Milton Martins, os efeitos do avanço da frente fria na região Sul deverão ser moderados.
“Estamos em monitoramento constante junto ao Centro de Previsões e Pesquisas Meteorológicas (CPPMet), da UFPel, e a Defesa Civil Estadual, com foco em manter a população protegida. Hoje, o cenário em que trabalhamos não prevê consequências severas, mas temos equipes preparadas para dar a resposta rápida diante de possíveis situações pontuais que poderão surgir”, explica. Sobre os níveis da Lagoa dos Patos e do Canal São Gonçalo, Martins esclarece que não há previsão de alteração significativa decorrente do ciclone.
Além das equipes responsáveis pelos serviços de limpeza de bueiros, galerias e canais, o Sanep possui efetivo em plantão nas sete casas de bombas integrantes do sistema de macrodrenagem de Pelotas: Anglo, Castilho, Doquinhas, Farroupilha, Leste, Olvebra e Pontal da Barra. As estruturas são responsáveis por conduzir as águas da chuva para fora da cidade pelo canal São Gonçalo.
O contato para a população encaminhar ocorrências é o telefone e WhatsApp da Defesa Civil: (53) 99700.7575.