Mutirão: Prefeitura recupera 60 km de vias do Laranjal em três dias

Ação conjunta entre secretarias municipais e Sanep revitaliza a infraestrutura do bairro

21/07/2019 | 01:07:22


Nos últimos três dias, cerca de 60 quilômetros de vias do Laranjal foram recuperados pela Prefeitura, através do serviço de patrolamento. Isto significa que 60% das ruas não pavimentadas da localidade já receberam intervenção do que corresponde ao 4º mutirão promovido pelo Município - uma iniciativa que integra secretarias municipais para intensificar as ações de melhorias nos bairros da cidade

Mutirão qualifica a Vila Princesa e beneficia a população

Sanga Funda é beneficiada com mutirão da Prefeitura

Mutirão avança no Sítio Floresta avança

Neste domingo (21), os primeiros resultados puderam ser identificados nos balneários Valverde, Santo Antônio e Prazeres, além do Pontal da Barra que, além do patrolamento, também recebem serviços de recolhimento de entulhos, requalificação da sinalização viária, podas de árvores, roçado, operação tapa-buracos e desobstrução de canalização de drenagem. O mutirão - que já passou pelo Sítio Floresta, Vila Princesa e Sanga Funda - começou no Laranjal na última quinta-feira (18) e permanece na região por duas semanas.

Roger aprovou as melhorias no bairro - Foto: Lucas Pereira

Morador da rua Esteio desde criança, Roger Rosenhein é um dos residentes que aprova o projeto da Prefeitura e avalia o reflexo da iniciativa para a comunidade. "Nunca esteve tão bom como agora. A estrutura da rua tá melhorando, as máquinas passando deixam tudo emparelhado... Tá ficando muito bom. Antes as pessoas nem vinham aqui, dizendo que não conseguiam chegar. Agora o pessoal vem e tá elogiando", afirmou Rosenhein, satisfeito com o aumento da movimentação em sua mecânica.

Vias receberam melhorias da prefeitura - Fotos: Igor Sobral

O resultado também foi observado por Antônio Schuster, morador do bairro há 25 anos. "Tem gente que diz que o Laranjal tá abandonado e eu digo que não, que ele tá sendo bem cuidado. Antes tinham muitos buracos por aqui, mas agora tá melhor. Tem que manter o serviço", destacou. Os efeitos dos primeiros dias do mutirão foram acompanhados, neste domingo, pelos secretários de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) Antônio Ozório Santos, e de Transporte e Trânsito (STT), Flávio Al-Alam, além dos coordenadores da Cosac Laranjal, César Venzke e Roger Rodrigues.

Concentração de serviços  

A concentração de serviços gerais e manutenção dos balneários também envolve as secretarias de Qualidade Ambiental (SQA), de Obras e Pavimentação (Smop) e o Sanep (confira abaixo todas as intervenções). A Secretaria de Governo, por meio da Ouvidoria do Município, realizou trabalho preliminar de levantamento de demandas a serem atendidas no mutirão, idealizado para realizar coletivamente as requalificações necessárias em cada localidade. 

Fotos: Igor Sobral

Al-Alam ressaltou que a STT, além de reforçar a pintura das faixas de travessia de pedestre e revitalizar as placas de sinalização, também vai instalar uma nova faixa de segurança na avenida Adolfo Fetter, próxima à escola estadual Dr. Edmar Fetter, para dar mais segurança aos alunos da instituição. 

Fotos: Igor Sobral

Confira as melhorias que estão sendo realizadas

- Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura: recolhimento de entulhos e de restos de podas, patrolamento, colocação de saibro nos buracos, roçado, desobstruções pontuais de canalização de drenagem, recuperação da iluminação pública, com substituição de lâmpadas que não funcionam.

- Secretaria de Transporte e Trânsito: requalificação de placas de sinalização, reforço da pintura das faixas de travessia de pedestres da avenida Adolfo Fetter com José Maria da Fontoura e da avenida Antônio Augusto Assumpção Júnior, nas proximidades do trapiche, e instalação de faixa de segurança na avenida Adolfo Fetter (próxima à escola estadual Dr. Edmar Fetter).

- Secretaria de Qualidade Ambiental: podas de manutenção de árvores em vias públicas e praças.

- Secretaria de Obras e Pavimentação: operação tapa-buracos na avenida Adolfo Fetter e rua Santo Ângelo, retomada de intervenções na Adolfo Fetter, entre as avenidas Rio Grande do Sul e Amazonas, e reparos de manutenção na ciclofaixa.

- Sanep: duas ligações de água e consertos em vazamentos. As equipes do departamento de Drenagem realizarão desobstruções com o caminhão hidrojato, reconstrução de bocas de lobo e a limpeza do canal da avenida Espírito Santo. As equipes do Departamento de Esgoto farão desobstruções com o hidrojato e reparos no poço de visitas.


Tags

serviço, mutirão, serviço, patrolamento, iluminação, sinalização, mutirão, serviço, patrolamento, iluminação, sinalização, mutirão, serviço, patrolamento, iluminação, sinalização, mutirão, serviço, patrolamento, iluminação, sinalização, mutirão, serviço, patrolamento, iluminação, sinalização, mutirão, serviço, patrolamento, iluminação, sinalização, mutirão, patrolamento, iluminação, sinalização, mutirão, serviço, patrolamento, iluminação, sinalização, mutirão, serviço, patrolamento, iluminação, sinalização