Nível baixo da Barragem Santa Bárbara causa transtornos no abastecimento

A medição atual de 2m80cm abaixo do nível ideal causou uma queda na qualidade da água bruta, o que tem dificultado o tratamento na Estação

26/03/2020 | 01:03:58


Desde a tarde de quarta-feira (25), equipes do Sanep trabalham no ponto de captação de água bruta da Barragem Santa Bárbara, que apresenta baixos níveis devido à forte estiagem que atinge o Município. A autarquia concluiu nesta semana a abertura de um canal, que vai escoar a água de pontos de maior profundidade até a área onde é feita a captação. 

A medição atual de 2m80cm abaixo do nível ideal tem causado uma queda na qualidade da água bruta e dificultado o tratamento na Estação. A consequência foi coloração na água, identificada em algumas regiões da cidade abastecidas pelo Santa Bárbara. O Sanep informa que nesta quinta-feira (26), as equipes seguem trabalhando no local para corrigir estes problemas. 

Foram substituídas as bombas dos flutuantes e a estrutura móvel de captação está sendo direcionada para um ponto de maior profundidade. Estas são ações previstas no planejamento organizado pelo Sanep, para dar sequência à captação, mesmo nesta forte estiagem.

Localidades que recebem água pela Barragem ainda sentirão os efeitos no abastecimento. Algumas macrorregiões apresentam baixa pressão e/ou falta de água, como Fragata e Três Vendas (Zona Norte), nos bairros Santa Terezinha, Py Crespo e Cohab Tablada.  

A previsão é que o trabalho seja concluído durante a tarde e o abastecimento normalizado até o fim do dia.


Tags

sanep, sanep, baixa pressao, desabastecimento, sanep, baixa pressão, sanep, baixa pressão, abastecimento, água, sanep, baixa pressão, abastecimento, água, santa bárbara, sanep, baixa pressão, abastecimento, água, santa bárbara, estiagem, sanep, baixa pressão, abastecimento, água, santa bárbara, estiagem, baixa pressao, desabastecimento, sanep, baixa pressao, desabastecimento