Novo reservatório de água vai ser construído no Balneário do Prazeres

Prefeitura, por meio do Sanep, anuncia medida que garante melhorias no abastecimento da região

21/01/2021 | 11:01:42


O Sanep vai construir um novo reservatório de água no Balneário dos Prazeres. A iniciativa irá melhorar as condições do sistema de distribuição e abastecimento. O planejamento da autarquia é lançar o edital para contratação da empresa responsável pela execução da obra na primeira quinzena de fevereiro. A futura estrutura elevada, denominada R11T, substituirá a atual, mas com maior altura e capacidade de armazenamento, o que garante um sistema adequado de distribuição de água à população tanto do Barro Duro quanto da Colônia de Pescadores Z3.

Capacidade de abastecimento será ampliada Foto: Matheus Cabistany

Nova capacidade garante melhoria do abastecimento

Atualmente, no Balneário dos Prazeres estão situados os reservatórios R11 e R11T — estrutura elevada — com capacidades de 500 m³ e 40 m³, respectivamente. Com o crescimento populacional da praia do Laranjal nos últimos anos, é necessário ampliar esse sistema de distribuição de água para suprir a demanda. De acordo com a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, a futura estrutura será cerca de duas vezes mais alta e terá 250 m³ de volume, ultrapassando em mais de seis vezes a atual capacidade.

“Iremos adequar os volumes de reservação, melhorando, assim, as condições de abastecimento das regiões do Balneário dos Prazeres e da Colônia Z3”, destaca a gestora. 

Com a construção do novo reservatório elevado, de altura e volume maiores que o existente, será preciso que a autarquia substitua as estruturas que transferem a água do reservatório inferior para o elevado por outras com maior potência.

“Para atender plenamente a capacidade do novo reservatório, contaremos com grupos elevatórios mais potentes, que são o motor e as bombas responsáveis por fazer a transferência de água entre as duas estruturas”, explica o engenheiro responsável pelo projeto, Arnaldo Soares.

A projeção do Sanep é de que com o melhor desempenho dos grupos elevatórios, se reduza os ciclos de paradas para recuperação do nível do reservatório, evitando problemas pontuais de falta de água na região. O edital da licitação prevê a duração da obra em aproximadamente 12 meses.


Tags

sanep, barro duro, novo reservatorio, balneario dos prazeres, sanep, barro duro, novo reservatorio, balneario dos prazeres, colônia Z3, sistema de distribuição, lançamento de edital, sanep, barro duro, novo reservatorio, balneario dos prazeres, colônia Z3, sistema de distribuição, lançamento de edital, sanep, barro duro, novo reservatorio, balneario dos prazeres, colônia Z3, sistema de distribuição, lançamento de edital, sanep, barro duro, novo reservatorio, balneario dos prazeres, colônia Z3, sistema de distribuição, lançamento de edital