Obra da ETA São Gonçalo avança no Centro da cidade

Sanep inicia construção de caixa de manobra na praça Piratinino de Almeida nesta quarta-feira (5)

04/07/2023 | 03:07:43


As obras da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo seguem avançando em Pelotas. O Sanep inicia a construção de caixa de manobra na praça Piratinino de Almeida nesta quarta-feira (5). A estrutura interligará a tubulação da ETA ao reservatório R1. A unidade de concreto é a quinta implantada na área urbana, após a colocação de quatro unidades na praça 20 de Setembro.

Oito caixas de manobras, nas zonas rural e urbana, integram o percurso da rede adutora subterrânea de 700 milímetros que transporta a água da Estação São Gonçalo até o R1. A estrutura, nas proximidades da Santa Casa, aumentará a pressão da rede, qualificando o abastecimento e melhorando a distribuição de água na região do Centro, conforme explica o coordenador de projetos especiais e engenheiro civil da autarquia, Raul Odone.

As áreas de manobras são construídas com o objetivo de reduzir as perdas de água em casos de possíveis vazamentos, o que possibilita ao Sanep executar manutenções na rede de maneira mais eficaz e sem causar interferências no abastecimento das residências.

Trânsito modificado

O trânsito será interrompido no cruzamento das ruas Sete de Setembro e Santos Dumont, enquanto durarem as obras, com previsão de término em torno de 30 dias. As pistas das duas vias ficarão bloqueadas até a conclusão dos trabalhos. Agentes de Trânsito estarão no local, diariamente, para orientar motoristas, ciclistas e pedestres. 

Primeira caixa d´água de Pelotas será reativada

Sanep inicia construção de caixa de manobra na praça Piratinino de Almeida nesta quarta-feira (5). Foto: Gustavo Vara

Peça-chave para o funcionamento da Estação São Gonçalo, a caixa d’água mais antiga de Pelotas, situada na praça Piratinino de Almeida, será reativada quando a Estação entrar em operação, prevista para ocorrer até o verão. O Sanep investiu R$ 671 mil na revitalização da unidade, com aplicação de revestimento interno de fibra de vidro.


Tags

#sanep, #etasãogonçalo, #abastecimento, #pelotas, #sanep, #etasãogonçalo, #abastecimento, #pelotas, #sanep, #etasãogonçalo, #abastecimento, #pelotas, #sanep, #etasãogonçalo, #abastecimento, #pelotas