Ouvidoria disponibiliza sacos vermelhos para descarte de máscaras

Casa dos Conselhos junta-se à ação e também tem material para entregar aos interessados

18/04/2020 | 09:04:20


A Ouvidoria da Prefeitura e a Casa dos Conselhos somam-se às iniciativas de proteção à população, contra a Covid-19, e passam a disponibilizar sacos vermelhos para descarte correto de máscaras e luvas usadas para prevenção da propagação da doença. O material é encontrado nos respectivos endereços: praça Coronel Pedro Osório, 101, e rua 3 de Maio, 1.060, nos horários de expediente habitual.

Ouvidoria, no prédio da Prefeitura, faz entrega de sacos vermelhos - Foto: Arquivo/Ascom

Na última quinta-feira (16), o Sanep anunciou a implementação de sacos vermelhos para descarte das luvas e máscaras usadas, como mais uma ideia para evitar a contaminação e o alastramento do coronavírus em Pelotas. O material a ser posto fora deve ser colocado na embalagem apropriada e dispensado na coleta de lixo orgânico. A coleta seletiva é imprópria para este recolhimento.

“Os sacos vermelhos podem ser retirados por quem se interessar nos cuidados de enfrentamento da Covid-19. Ouvidoria e Casa dos Conselhos são novos pontos de distribuição. O material está à disposição de cidadãos comuns, de condomínios, de associações de moradores e de outros grupos”, reforça a assessora especial de Relações Institucionais e Gestão Estratégica da Prefeitura, professora Clotilde Victória.

Outros locais

Durante o lançamento da iniciativa dos sacos vermelhos, a prefeita Paula Mascarenhas aprovou a ideia e a considera como mais um reforço contra a propagação da doença, por facilitar a identificação de material descartado, com possibilidade de estar contaminado com o novo coronavírus. “Vamos proteger a sociedade, em especial as pessoas que lidam como o lixo”, enfatizou, referindo-se a catadores, recicladores e coletores.

Além da Ouvidoria e da Casa dos Conselhos, o Sanep informa que os sacos vermelhos também estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em todos os bairros, no Pronto Socorro de Pelotas (PSP), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal, na Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes, nos ecopontos e nas lojas Lorenzet e Irmãos Jouglard. Outros estabelecimentos comerciais também devem aderir à distribuição do material.

Para o descarte correto, a orientação é colocar, no saco vermelho, somente máscaras e luvas usadas. A embalagem deve ser fechada com um nó apertado e dispensada nos contêineres de lixo orgânico ou nas calçadas, para coleta domiciliar, nos dias de recolhimento. 

Não caia em fake news.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.


Tags

coronavírus, sacos vermelhos, descarte, máscaras, luvas, coleta, lixo, coronavírus, sacos vermelhos, descarte, máscaras, luvas, coleta, lixo, coronavírus, sacos vermelhos, descarte, máscaras, luvas, coleta, lixo, coronavírus, sacos vermelhos, descarte, máscaras, luvas, coleta, lixo, coronavírus, sacos vermelhos, descarte, máscaras, luvas, coleta, lixo