Paula realiza vistoria em trabalhos de contenção às cheias

Gestora acompanhou a finalização da estrutura na Estrada do Engenho e as ações de reparo subaquáticas no Quadrado

17/05/2024 | 08:05:07


com colaboração de Luana Medeiros

Durante a tarde desta sexta-feira (17), a prefeita Paula Mascarenhas acompanhou os trabalhos realizados pelo Município no enfrentamento às possíveis inundações em Pelotas. Além de conversar com a comunidade pelotense, a chefe do Executivo vistoriou a finalização dos trabalhos no dique da Estrada do Engenho, bem como o serviço de reparo, que é realizado pelo Sanep, na estrutura do Quadrado. Mergulhadores profissionais foram contratados para identificar e reparar fissuras subaquáticas.

Intervenções na Estrada do Engenho e reparos na estrutura do Quadrado foram vistoriados. Fotos: Rodrigo Chagas

Em conversa com a população, Paula falou sobre a continuidade no monitoramento dos dados e destacou a qualidade da intervenção realizada na Estrada do Engenho.

“Aproveitamos esse momento, de momentânea estabilidade, para fazer a vistoria nos locais que mais estamos investindo na proteção da cidade. Estivemos no Quadrado para acompanhar o trabalho dos mergulhadores, e também aqui na Estrada do Engenho, onde tivemos a oportunidade de ver a qualidade do trabalho final do dique. Tivemos um ponto crítico nesta semana, com o canal alcançando a marca de 3,02 metros, e a nossa estrutura se comportou muito bem, não se abalou, conteve as águas e segue firme nos passando muita segurança. Seguimos acompanhando e monitorando os dados para fazer todo trabalho de prevenção que for necessário”, destacou.

O vice-prefeito Idemar Barz e a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, acompanharam a vistoria nos locais.

População reconhece o trabalho das equipes

Viviane Barbosa, moradora do bairro Navegantes, destaca a importância da transparência nos dados e no repasse de informações à população, ações que têm ampliado a sensação de segurança da comunidade pelotense.

“O trabalho que vem sendo feito é excepcional. A gente precisava desse afago, precisava saber que estamos sendo cuidados. Vendo essa estrutura, acompanhando as lives e tendo acesso aos esclarecimentos, a gente se sente muito mais protegido. Só temos a agradecer. Precisamos cada vez mais de pessoas que cuidem do nosso povo”, afirmou Viviane.

Moradores das áreas de risco aprovam qualidade do serviço. Fotos: Rodrigo Chagas

Quem também aprova a intensificação dos trabalhos é o seu Edmar. Morador do bairro Simões Lopes, o aposentado elogiou o trabalho das equipes. “A gente precisa dar os parabéns e reconhecer o trabalho que vem sendo feito. Criticar faz parte, a gente entende, mas também é preciso saber reconhecer e elogiar esse belo trabalho feito em Pelotas”, destacou.

Reparo na estrutura do Quadrado

O Sanep permanece com ações de reforço do sistema de contenção para enchentes nas áreas próximas ao canal São Gonçalo. Na última quinta-feira (16), as equipes da autarquia realizaram a manutenção da estrutura localizada no Quadrado, na região das Doquinhas, bairro Porto. O trabalho teve continuidade nesta sexta-feira (17), com a contratação de um mergulhador profissional para avaliar a estrutura e vedar as áreas com vazamentos, utilizando material específico para aplicação subaquática.

Mergulhadores trabalham no processo de identificação e reparo de fissuras no Quadrado. Foto: Rodrigo Chagas

De acordo com a diretora-presidente da autarquia, Michele Alsina, a medida foi implementada visando mitigar os possíveis danos decorrentes do aumento do nível do canal São Gonçalo em regiões de risco iminente. “Os servidores do Sanep continuam trabalhando, 24 horas por dia, com equipes em revezamento, para fortalecer o sistema de contenção de cheias do nosso município", afirmou.

Nas últimas semanas, as equipes realizaram o aumento e reforço dos diques e barreiras de contenção no Porto, bairro Simões Lopes, Laranjal e Estrada do Engenho.


Tags

Mergulhadores, Dique, Estrada do Engenho, Quadrado, Mergulhadores, Dique, Estrada do Engenho, Quadrado