Pelotas registra 110 milímetros de chuva nas últimas 12 horas

Acumulado recuperou 61 centímetros da Barragem Santa Bárbara. Sanep mantém equipe de plantão nas Casas de Bomba, que funcionam a pleno e garantem o escoamento das águas

12/06/2020 | 02:06:19


Pelotas registrou uma precipitação de 110 milímetros de chuva da madrugada até as 13h desta sexta-feira (12). O acumulado recuperou 61 centímetros do nível da Barragem Santa Bárbara, o principal manancial da cidade, passando de 4,40 para 3,79 metros abaixo do ideal. O Sanep mantém suas equipes de drenagem de prontidão nas oito Casas de Bombas, que funcionam a pleno e garantem o escoamento correto das águas. 

A autarquia aproveita a chuva para monitorar o resultado das obras de drenagem executadas nos últimos meses na cidade, como na Praça do Colono, nas Três Vendas, e nas ruas Gomes Carneiro, no Centro, e Professor Mário Peiruque, no Areal.O acumulado de chuva em algumas horas também possibilita ao Sanep verificar a eficiência da limpeza feita nas bocas de lobo da área central – nas últimas duas semanas, 400 bueiros em mais de cem quadras da região foram desobstruídos e, agora, permitem a vazão da água com mais agilidade. 

Situação é crítica

Apesar da significativa quantidade de chuva registrada nesta sexta e da previsão de mais água para os próximos dias, os reflexos negativos da estiagem seguem críticos. A autarquia monitora diariamente o nível da Barragem Santa Bárbara que, até esta quinta, estava 4,40 metros abaixo do ideal. De novembro até agora, choveu cerca de 450 milímetros em Pelotas, quando o número esperado para o período era três vezes maior. A estiagem também fez o Sanep aumentar em quase 500% o número de residências abastecidas com caminhão-pipa na zona rural.


Tags

sanep, chuva, precipitação, barragem santa bárbara, sanep, chuva, precipitação, barragem santa bárbara