Pelotas registra 35 milímetros de chuva nesta quarta-feira

Sanep opera sistema de drenagem para dar vazão às águas por meio das casas de bombas

02/04/2025 | 05:04:42


Os pluviômetros instalados nas unidades do Sanep registram, em média, 35 milímetros de chuva, até as 17h desta quarta-feira (2), em Pelotas. A entrada do outono deste ano é marcada pelas precipitações frequentes — choveu em quatro, dos últimos sete dias. Diante disso, aumenta-se a exigência do sistema de drenagem urbana do município. A autarquia trabalha ininterruptamente na manutenção e operação das casas de bombas, responsáveis por dar vazão às águas conduzidas pelos canais. 

Atuação das equipes nas casas de bombas é essencial para assegurar o correto funcionamento do sistema pluvial. Fotos: Matheus Cabistany

De acordo com o coordenador do Departamento de Drenagem Urbana (Dedu) do Sanep, Aldemir Silveira, todas as casas de bombas operam a pleno para agilizar o escoamento pluvial. 

“O sistema pluvial está funcionando sem intercorrências. Além disso, temos equipes disponíveis para atender possíveis situações pontuais de acúmulos de água e, assim, minimizar possíveis transtornos à população”, salientou.

O Dedu atua na desobstrução e limpeza das grades de contenção das sete casas de bombas do município: Anglo, Castilho, Doquinhas, Farroupilha, Leste, Olvebra e Pontal da Barra. O serviço é feito manualmente e com o auxílio de maquinário de grande porte. Durante os trabalhos, a equipe precisou remover uma geladeira, descartada indevidamente, do canal situado na Estrada do Engenho. O móvel foi conduzido junto com as águas até a casa Leste pelo sistema de bombeamento.

Geladeira removida pelas equipes do Sanep de canal localizado na Estrada do Engenho.

A autarquia e as secretarias de Defesa Civil, Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) e Transporte e Trânsito (STT) monitoram os impactos das chuvas em Pelotas para mobilizar ações emergenciais em pontos de alagamentos, quando necessário. As ocorrências podem ser informadas pelo número 153.


Tags

drenagem, sanep, limpeza, casas de bombas