Prefeita acompanha lançamento do projeto Mudas de Saber

Iniciativa do Sanep em parceria com as secretarias de Qualidade Ambiental e Educação e Desporto prevê a plantação de mudas de árvores nativas no entorno de escolas municipais

07/08/2023 | 08:08:38


A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou, na tarde desta segunda-feira (7), o lançamento do Mudas de Saber. O projeto ambiental é fruto de iniciativa do Sanep, em parceria com a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) e Educação e Desporto (Smed). O trabalho tem como objetivo estimular a educação ambiental na comunidade escolar, por meio do plantio de árvores nativas, e foi inaugurado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Maria Helena Vargas da Silveira, no Sítio Floresta.

Primeiro educandário a integrar as ações programadas do projeto, a Emef recebeu a chefe do Executivo acompanhada pelo vice-prefeito Idemar Barz, pela diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, por integrantes da Divisão de Licenciamento e Fiscalização Ambiental (DFA) e do Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento (Neas) da autarquia. Paula interagiu com as crianças e destacou a importância do trabalho idealizado no Sanep para envolver os estudantes na causa ambiental. “É um projeto de extrema importância. Uma ação de conscientização e educação ambiental que vai além dos muros das escolas e vai chegar até as famílias dos alunos, mostrando que um mundo melhor se constrói a partir de cada um, pelo cuidado com o meio ambiente”, pontuou.

Cerca de 20 jovens, dos 1° e 2° anos, participaram das atividades no pátio da escola, onde puderam aprender na prática acerca da preservação do meio ambiente desde a infância. Ao todo, 45 árvores foram plantadas pelos pequenos. Para valorizar a flora local, apenas espécies nativas são cultivadas nos espaços, conforme explicou o coordenador da DFA e idealizador da proposta, Leandro Gomes, durante apresentação às crianças. Cada estudante recebeu das mãos da prefeita e do vice o certificado e a medalha como forma de incentivo e reconhecimento pelo plantio das mudas. 

Projeto idealizado pelo Sanep prevê o plantio de mudas de árvores nativas no entorno de escolas municipais. Fotos: Michel Corvello

A gestora da autarquia frisou que a iniciativa é uma oportunidade de ampliar ainda mais a educação ambiental para as futuras gerações. “O Mudar de Saber é um projeto ambiental que foi desenvolvido pelo Sanep para aproximar as futuras gerações do cuidado com o meio ambiente. As crianças podem ver de perto a evolução de uma pequena ação como do plantio de uma muda. É uma sementinha que é plantada para desenvolver a consciência acerca da preservação da natureza de maneira lúdica”, destacou.

Educação ambiental no ambiente escolar

Após o lançamento do projeto na Emef Professora Maria Helena Vargas da Silveira, o objetivo da autarquia é levar a proposta para todas as escolas municipais. De forma itinerante, equipes do Sanep visitarão os educandários, anualmente, para contemplar o crescimento das árvores e conversar com os alunos, reforçando a conscientização ambiental.

Ao todo, 45 árvores foram plantadas pelos pequenos na Emef Professora Maria Helena Vargas da Silveira. Foto: Michel Corvello

Também estiveram presentes no evento a diretora pedagógica da Smed, Cristiane Quiumento, e o diretor executivo da SQA, Alcides Silveira.


Tags

#sanep, educaçãoambiental, #pelotas, #educação, #sanep, educaçãoambiental, #pelotas, #educação, #sanep, educaçãoambiental, #pelotas, #educação, #sanep, educaçãoambiental, #pelotas, #educação, #sanep, educaçãoambiental, #pelotas, #educação, #sanep, educaçãoambiental, #pelotas, #educação