Prefeita encaminha drenagem em ruas no bairro Três Vendas

Mais de R$ 2,5 milhões serão investidos na obra que resolverá problemas crônicos de escoamento pluvial e beneficiará outras vias da região

05/11/2021 | 06:11:14


O investimento em melhorias da drenagem urbana está diretamente relacionado ao desenvolvimento da cidade e à qualidade de vida de pedestres, ciclistas e motoristas que transitam por Pelotas. Por isso, nesta sexta-feira (5), a prefeita Paula Mascarenhas assinou o contrato que garante a ampliação do sistema de escoamento pluvial do município, com a construção de mais de 4,6 quilômetros de tubulação na região das ruas Paulo Marcant e Zola Amaro, nas Três Vendas – localidades com problemas crônicos de alagamentos.

Construção de galeria pluvial representa a solução de problema crônico de alagamentos na região das ruas Zola Amaro e Paulo Marcant. Fotos: Gustavo Vara

“É uma obra importantíssima e aguardada, projetada para combater os alagamentos que, até então, impediam as pessoas de saírem de casa em dias de chuva. É uma alegria enorme compartilhar esta notícia, que nos motiva a seguir comprometidos para melhorar a vida das pessoas. Assim, Pelotas avança”, salientou Paula, acompanhada pelo vice-prefeito Idemar Barz, no ato de assinatura.

O Sanep é responsável pelo serviço, que terá o investimento de mais de R$ 2,5 milhões e irá contemplar trechos de outras vias da zona norte, como Alexandre Vieira da Cunha e Dom Joaquim, além de beneficiar duas instituições assistenciais situadas no bairro, que desempenham importante trabalho filantrópico – a Escola Especial Professor Alfredo Dub e o Centro de Reabilitação de Pelotas (Cerenepe), além de áreas verdes da cidade, como a Praça do Colono e a Praça Modelo.

Requalificação do pavimento

A construção das galerias pluviais também deixará duas vias do bairro prontas para receber nova pavimentação em asfalto. Trechos das ruas Quíncio Barcelos e Zola Amaro ganharão a requalificação através de emenda destinada pelo deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB), também presente no evento. O parlamentar destacou a relevância da obra para as comunidades das instituições Cerenepe e Alfredo Dub.

“O coração está pulando de alegria neste momento, ao saber que uma demanda tão antiga da nossa região será atendida. Estamos muito felizes em presenciar esse importante passo em direção à solução de um problema crônico, que afetava nossa vida”, disse Rodrigo Rodrigues, representando os demais moradores.

Moradores e representantes de instituições que desempenham importante trabalho filantrópico no município estiveram presentes no ato. Foto: Gustavo Vara

Agilidade no escoamento

Com o novo sistema de drenagem, a captação das águas será aprimorada, agilizando o escoamento da chuva, que desaguará na rede pluvial recentemente construída pelo Sanep na avenida Francisco Caruccio, explica a diretora-presidente da autarquia, Michele Alsina. “Trabalhamos durante todo o ano na manutenção do sistema de drenagem existente, com a limpeza e desobstrução de bueiros e canais e, agora, ficamos contentes em oficializar a aplicação de mais um significativo investimento nesta obra que garantirá melhorias para a comunidade da zona norte de Pelotas”, frisou Michele.

Construção

Os recursos utilizados para a obra correspondem a uma multa paga por uma empresa contratada pela Prefeitura para atuar na área do saneamento há alguns anos. Por intermédio do Ministério Público, o valor foi repassado ao Município que, por reconhecer a relevância da demanda e o tempo de espera da comunidade, destinará a sua totalidade à requalificação da drenagem nestas vias. O Sanep, com recursos próprios, complementará o montante final para a execução integral da drenagem.

A construção será feita pela empresa Borba Construções Eireli, vencedora do processo licitatório. Serão construídos 4,6 quilômetros de galerias pluviais na região: 2,1 mil metros de tubos com 400 milímetros; 1,4 mil metros de tubos com 1000 milímetros; 838 metros de tubos com 600 milímetros; e 228 metros com tubos de 800 milímetros. As tampas das bocas de lobo e poços de visita serão feitos em concreto armado. 

Também participaram da cerimônia o presidente da Câmara Municipal, Cristiano Silva (PSDB); os vereadores Jone Soares (PSDB) e Marcos Ferreira (PTB); o secretário de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado; representantes das instituições Alfredo Dub e Cerenepe, além de moradores das ruas beneficiadas.


Tags

drenagem, drenagem urbana, sanep, três vendas, zola amaro, paulo marcant, galeria pluvial