Prefeitura distribui sacos de lixo para descarte de luvas e máscaras

Ação em parceria com o Sanep visa orientar a população sobre a necessidade do descarte ser realizado apenas na coleta de lixo orgânica

16/04/2020 | 10:04:27


Além de evitar locais com aglomerações e higienizar as mãos, usar luvas e máscaras também são formas de proteção contra o coronavírus. O uso aumentou nos últimos dias em Pelotas, gerando, muitas vezes, o descarte incorreto destes materiais. Muitas pessoas têm descartado luvas e máscaras usadas na coleta seletiva, trazendo riscos às famílias que trabalham nas cooperativas de reciclagem vinculadas ao Sanep. Ao manusear os resíduos na triagem, há chance de encontrar um material possivelmente contaminado. Pensando nisso, a Prefeitura e o Sanep começam a disponibilizar à população, a partir desta quinta-feira (16), sacos de lixo na cor vermelha, que devem ser utilizados para descartar os produtos apenas na coleta orgânica.

Medida visa proteger os coletores que fazem o recolhimento do lixo – Foto: Publico Play/Sanep

A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou o início da ação e ressaltou a importância do descarte correto dos equipamentos de proteção neste momento de pandemia. 

“Precisamos identificar estes materiais quando descartados. Assim, vamos proteger toda a sociedade, em especial aquelas pessoas que lidam com o lixo. Temos que evitar este contágio e a disseminação do vírus”, afirma Paula. 

As sacolas plásticas estão disponíveis, inicialmente, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros, Pronto Socorro de Pelotas, UPA Areal, UBAI Navegantes, Ecopontos, nas lojas Dental Kaminski, Lorenzet e Irmãos Jouglard, Açougue Ponto Com (na Guabiroba), na Ouvidoria Municipal localizada no prédio da prefeitura na praça Coronel Pedro Osório e na Casa dos Conselhos. 

Comércios que disponibilizam os produtos para venda também deverão distribuir as sacolas vermelhas. O objetivo da ação é deixar visível a todos que, na sacola vermelha, há um material que pode estar contaminado após o uso. 

“A medida visa proteger também os coletores que trabalham no recolhimento do lixo, os catadores e moradores de rua que possivelmente irão mexer nos resíduos atrás de alimento”, afirma o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia.
Saco de lixo vermelho ganha destaque nas ruas, chamando atenção ao produto possivelmente contaminado. Foto: Publico Play/Sanep

Na Cooperativa de Trabalho de Prestação de Serviços e Ação Social (Coopel), no Dunas, 15 famílias trabalham com a coleta seletiva. Elas estão recebendo cerca de nove cargas de materiais por semana, aproximadamente 12 mil quilos de lixo reciclável. “Na última semana, aumentou muito a chegada de luvas e máscaras, geralmente soltas no meio de garrafas e caixinhas de papelão. Apesar da gente sempre se proteger, há uma preocupação”, afirma um dos cooperados da Coopel, Ademir Pontes. 

O uso das sacolas vermelhas não é obrigatório. As pessoas podem seguir usando suas opções caseiras. Porém, é de extrema necessidade que seja descartado no lixo orgânico. “Distribuir as sacolas vermelhas foi um formato adotado para chamar a atenção de todos sobre a importância do descarte correto, na coleta orgânica, das luvas e máscaras usadas. Queremos que quem visualize aquela sacola na rua saiba que não deve mexer nela”, afirma Garcia.

 Passo a Passo do descarte

  1. Separe luvas e máscaras usadas e coloque-as dentro da sacola vermelha disponibilizada pelo Sanep;
  2. Feche a sacola e dê um nó apertado, para que não se abra com facilidade;
  3. Confira o dia e turno da coleta orgânica na sua região (conteinerizada no Centro, Guabiroba, Pestano e Lindoia; e domiciliar de porta em porta nos outros bairros);
  4. Descarte o lixo na calçada, para que seja coletado sem riscos.

Não caia em fake news.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, undefined@prefeituradepelotas, undefined@PrefPelotas e canal WhatsPel.


Tags

sanep, sanep, coronavirus, combate ao coronavirus, sacos de lixo vermelhos, sanep, coronavirus, combate ao coronavirus, sacos de lixo vermelhos, sanep, coronavirus, combate ao coronavirus, sacos de lixo vermelhos, coronavirus, combate ao coronavirus, sacos de lixo vermelhos, sanep, coronavirus, combate ao coronavirus, sacos de lixo vermelhos