Prefeitura fará cessão para que Conservatório de Música ocupe todo o prédio

Setores do Sanep serão transferidos ao prédio da antiga Justiça do Trabalho, que será cedido à Prefeitura. Notícia aguardada pelas comunidades artística e acadêmica foi anunciada em coletiva de imprensa

04/12/2019 | 06:12:40


O Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) vai sair do andar térreo do prédio histórico localizado na esquina da Félix da Cunha, com Sete de Setembro, para que o Conservatório de Música possa ocupá-lo integralmente e, assim, ampliar suas atividades e os projetos de ensino, pesquisa e extensão do curso de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa, no início da tarde desta quarta-feira (4), pela prefeita Paula Mascarenhas e pelo reitor Pedro Curi Hallal, no salão Milton de Lemos, do Conservatório.

Notícia foi dada durante coletiva de imprensa - Fotos: Gustavo Vara
“É uma alegria muito grande estar aqui, nesse dia que a gente esperou por tanto tempo. Depois de anos, em que todos estivemos lutando pela mesma causa, ainda que em lados diferentes da mesa, é um privilégio poder anunciar esse que, eu considero, é um presente para Pelotas”, disse Paula.    

A prefeita recordou que, embora reconhecesse o mérito da demanda, o Município só poderia retirar o Sanep do prédio se encontrasse outro local que fosse central e adequado às necessidades da autarquia – o que ocorreu após diversas reuniões realizadas ao longo de três anos, com o reitor da UFPel.  

Enquanto o atendimento aos usuários do Sanep vai permanecer no mesmo local — no imóvel alugado pela Prefeitura, ao lado do Conservatório, na Félix da Cunha —, todos os demais setores que funcionavam no andar térreo do prédio histórico serão transferidos para a antiga Justiça do Trabalho, na Lobo da Costa, 585, um prédio com cerca de mil metros quadrados.  

“A troca será vantajosa para o Sanep também. O outro prédio tem mais espaço e vai viabilizar uma série de melhorias que queríamos fazer”, adiantou o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia.  

A previsão é de que a mudança tenha início em algumas semanas e no começo de 2020 o Conservatório já esteja ocupando todas as instalações do prédio, e os setores de RH e demais departamentos do Sanep (exceto o atendimento ao público) estejam na antiga Justiça do Trabalho.

Para operacionalizar a troca, no primeiro momento a UFPel, que tinha cessão temporária do espaço, irá declarar à Superintendência de Patrimônio da União (SPU), que não tem mais interesse em ocupar o prédio da antiga Justiça do Trabalho, o que viabilizará a cessão temporária do prédio à Prefeitura de Pelotas, para instalação do Sanep. 

Na sequência, a Prefeitura também formalizará a cessão do prédio da Félix, na esquina da Sete à UFPel, para uso exclusivo do Conservatório de Música. Hallal disse que esse processo garante o funcionamento dos dois espaços pelos próximos anos, com tranquilidade, até que seja concluído o trâmite de doação definitiva, de ambas as partes.   

A notícia foi ovacionada diversas vezes, pelos presentes – além da imprensa local, dezenas de estudantes e professores da UFPel e pessoas da comunidade, que há anos lutavam para que o Conservatório tivesse um prédio próprio. “Essa conquista é mais de vocês do que nossa”, disse o reitor, ao recordar todas as iniciativas realizadas, ao longo de vários anos. 

Entre elas, Hallal destacou a atuação da professora Úrsula Silva, que ao assumir a direção do Centro de Artes priorizou a questão, e o vereador Vicente Amaral, que organizou uma audiência pública para chamar a atenção para a importância do assunto. “Amigos, obrigada por não deixar que essa pauta ficasse adormecida”, disse o reitor.    

Paula recordou ainda a importante participação da Associação Amigos do Conservatório de Música (Assamcom), representada na coletiva pela presidente, Regina de Sá Britto Fiss, que a procurou inúmeras vezes ao longo dos anos; do professor Armando Costa, que chegou a fazer um projeto de uso para o térreo do prédio, em 2013; e do músico e compositor Luiz Carlos Vinholes, que escreveu diversos artigos para os jornais locais defendendo a causa. “Preciso escrever para ele, contando. Ele vai gostar de saber.”

Na coletiva, a diretora do Centro de Artes da UFPel, Nádia Senna, e a diretora do Conservatório de Música, Leonora Oxley Rodrigues, enfatizaram o quanto a disponibilidade de mais espaço físico será importante para implantar acessibilidade no prédio, projetos para a comunidade, mais vagas para os cursos de extensão e graduação, e também projeto na área de pesquisa em música, com a instalação de um Memorial.  

Também presenciaram o anúncio, o secretário de Cultura, Giorgio Ronna, e o vice-reitor da UFPel, Luiz Amaral, entre outras autoridades locais.  

Patrimônio Cultural do Estado

Inaugurado em 18 de setembro de 1918, o Conservatório de Música é a única instituição voltada ao ensino musical com atividades ininterruptas em Pelotas e a segunda entidade do gênero fundada no Rio Grande do Sul, sendo a quinta no Brasil. 

Em julho de 2004, foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Estado do Rio Grande do Sul (Lei 12.133, de 26/07/2004), e é considerado uma das motivações para a criação da UFPel, há 49 anos. O Conservatório busca promover, valorizar e perpetuar a arte musical no município, através do estímulo a jovens artistas e do enaltecimento de renomados nomes da música.


Tags

ufpel, conservatório de música, sanep, prédio histórico, patrimônio cultural, coletiva de imprensa, conservatório de música, ufpel, sanep, prédio histórico, patrimônio cultural, coletiva de imprensa, conservatório de música, ufpel, sanep, prédio histórico, patrimônio cultural, coletiva de imprensa, conservatório de música, ufpel, sanep, prédio histórico, patrimônio cultural, coletiva de imprensa, conservatório de música, ufpel, sanep, prédio histórico, patrimônio cultural, coletiva de imprensa, conservatório de música, ufpel, sanep, prédio histórico, patrimônio cultural, coletiva de imprensa, conservatório de música, ufpel, sanep, prédio histórico, patrimônio cultural, coletiva de imprensa