Adote uma Escola, iniciativa do Sanep, conquistou o primeiro lugar na 7ª edição do Prêmio Boas Práticas, da Famurs, na categoria Educação
30/10/2025 | 08:10:20
Pelotas foi destaque na 7ª edição do Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal, promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), com o projeto ambiental Adote uma Escola, do Sanep. A iniciativa ficou com o primeiro lugar na categoria Educação, em premiação realizada na noite de quarta-feira (29), em Nova Petrópolis, durante o evento Smart Cities Park.
O prefeito Fernando Marroni enalteceu a dinâmica do projeto e a relevância da participação coletiva no processo de reciclagem.
"Estamos construindo um ambiente mais sustentável na nossa cidade. É fundamental esse trabalho estar presente na comunidade escolar, junto às crianças. A infância é a melhor etapa da vida para começar a desenvolver esse senso de responsabilidade. É quando aprendemos valores para carregar durante toda a vida. Parabéns ao Sanep por contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados com a causa ambiental", pontuou.
Para o superintendente industrial do Sanep, Tiago Lopes, a conquista coroa o trabalho conjunto de longo prazo desenvolvido pelos servidores da autarquia.
“É um projeto de três décadas, que une as áreas da educação e do meio ambiente. O reconhecimento é merecido e significativo. Ele passa por muitas mãos. O Adote uma Escola é um orgulho para o Sanep e muito importante para a cidade”, salientou.
O Adote uma Escola estimula a educação ambiental desde cedo e integra o conjunto de serviços da coleta seletiva em Pelotas, juntamente com os Ecopontos e o recolhimento de porta em porta com o caminhão. A ação leva conscientização à rede escolar do município, por meio de palestras, oficinas, atividades lúdicas e orientações a professores e alunos sobre a importância dos resíduos sólidos não apenas como fator de degradação ambiental, mas também como recurso gerador de benefícios sociais e econômicos.
Atualmente, o programa atende 38 escolas municipais, 26 estaduais, uma federal, sete entidades assistenciais e uma particular, totalizando 73 instituições e aproximadamente 35 mil alunos. Somente nos últimos três anos, cerca de 150 mil quilos de recicláveis foram encaminhados às cooperativas de reciclagem por meio do projeto. Dessa forma, a engrenagem da reciclagem no município se mantém ativa, ao reverter materiais em trabalho, renda e sustentabilidade.
O projeto se expande ano após ano. Em 2025, foi protagonista do 1º Simpósio de Educação Ambiental de Pelotas, com tema “O projeto Adote uma Escola como ferramenta de transformação”. O evento reuniu mais de 200 participantes, entre comunidade escolar, trabalhadores da reciclagem, sociedade civil, acadêmicos e estudantes da área ambiental. Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento (Neas) do Sanep, Daiane Dias, a parceria com núcleos científicos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) marca a evolução do programa.
“Buscamos fortalecer uma cultura de preservação ambiental em Pelotas. O Adote tem papel fundamental nesse processo. Ficamos felizes com o reconhecimento e motivados a desenvolver o projeto ainda mais”, destacou.
As escolas interessadas devem encaminhar um ofício ao Sanep pelo e-mail sanep.neas@gmail.com. Na sequência, o Neas realiza uma visita técnica. Após a aprovação do Departamento de Resíduos Sólidos (Ders), é assinado o termo de cooperação com a instituição.
Depois disso, o Sanep fornece tonéis de segregação de resíduos para cada categoria de material (metal, papel, plástico e vidro). A partir desse momento, inicia-se o processo de capacitação de educadores e alunos para a correta separação dos resíduos. A coleta ocorre semanalmente, com caminhões específicos do projeto, e os materiais são destinados às cooperativas de reciclagem conveniadas ao município.
A 7ª edição foi a maior da história do Prêmio Boas Práticas, com mais de 180 municípios e 472 projetos inscritos em 18 categorias. Além do reconhecimento na área da Educação, Pelotas também conquistou o primeiro lugar na categoria Fazenda e Eficiência Fiscal, com a iniciativa Processo Administrativo Tributário Eletrônico (EPAT), da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF).