Projeto Plástico Zero chega a cinco feiras nesta semana

Iniciativa busca desestimular o uso de sacolas plásticas por meio de campanhas educativas e distribuição de ecobags reutilizáveis

05/06/2020 | 10:06:25


A proposta é simples: no lugar de sacolas plásticas, ecobags reutilizáveis para levar as compras para casa. Essa é a premissa do projeto Plástico Zero, do Sanep, que chegará a cinco feiras livres e orgânicas da cidade ao longo do mês para conscientizar a população sobre a importância de diminuir a poluição plástica no mundo. A iniciativa, lançada no sábado (30), busca desestimular esse hábito por meio de campanhas educativas e da distribuição dessas ecobags.

Além de prejudicar meio ambiente, sacos plásticos obstruem bocas de lobo e de canais – Fotos: Rodrigo Chagas/Ascom

Deste sábado (6) até a próxima quinta-feira (11), as ações serão realizadas nas feiras das avenidas Bento Gonçalves e Dom Joaquim, e nas localizadas no Largo do Mercado Central e próximo ao Hipermercado Big (veja cronograma abaixo). 

Além de prejudicar o meio ambiente, os sacos plásticos também são corriqueiros nas limpezas de bocas de lobo e de canais feitas pela autarquia. As estruturas de drenagem são fundamentais para o escoamento das águas da chuva, mas, quando entopem devido ao descarte incorreto dos resíduos, não conseguem evitar os alagamentos. Desta forma, ao fazer a troca pela ecobag, os moradores também estarão colaborando com o próprio município.

Mudanças a partir de 18 de junho

Serão feitas 15 atividades educativas, em três semanas, para informar à população as mudanças projetadas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), parceira do projeto. Por intermédio de regulamento proposto aos feirantes, haverá alteração no formato atual e não será mais realizada a distribuição de sacolas plásticas nas feiras, com a substituição inicial por sacos de papel, a partir de 18 de junho. Depois disso, haverá um trabalho gradual para manter o processo sem sacolas plásticas.

Justamente para contar com a colaboração dos pelotenses, o Sanep investe primeiro na conscientização, antes da proibição. Dando enfoque à gravidade da poluição plástica, responsável por contaminar solo, ar, águas doces e oceanos, a autarquia espera despertar o desejo de adquirir novos hábitos ou retomar práticas antigas, já que – até a invenção das sacolas plásticas – as de pano eram essenciais na hora das compras. O investimento do Sanep para implantar o projeto supera os R$ 100 mil.

Parceria com Vira Tampa

A campanha Vira Tampa Solidária – que arrecada tampas plásticas, comercializa e destina os recursos a ONGs que auxiliam pessoas e animais em situação de vulnerabilidade – é parceira do projeto e estará nos próximos dois sábados (6 e 13), na feira da Bento Gonçalves, recebendo tampinhas descartadas pela população. Todos os tipos são bem-vindos: água mineral, amaciante, caneta, cosmético, creme, desinfetante, desodorante, detergente, leite, óleo de cozinha, pasta de dente, entre outros.

Plástico Zero na próxima semana

  • Dia 06/06 (manhã de sábado) – feiras nas avenidas Bento Gonçalves e Dom Joaquim. 
  • Dia 09/06 (manhã de terça) – feira orgânica na avenida Bento Gonçalves (próximo à Brigada Militar).
  • Dia 09/06 (terça à tarde) – feira próxima ao Hipermercado Big.
  • Dia 11/06 (quinta à tarde) – feira no Largo do Mercado Central.
  • Dia 13/06 (manhã de sábado) – feiras nas avenidas Bento Gonçalves e Dom Joaquim.

Tags

sanep, plástico zero, ecobags, sanep, plástico zero, ecobags, sanep, plástico zero, ecobags, sanep, plástico zero, ecobags, projeto, feiras livres, de 6 a 13 de junho