Qualidade da água bruta prejudica abastecimento nesta quarta

Regiões que a recebem da Barragem Santa Bárbara enfrentam desabastecimento ou coloração

06/05/2020 | 02:05:00


Desde a noite de terça-feira (5), bairros que recebem água através da Barragem Santa Bárbara têm enfrentado dificuldades de abastecimento. De acordo com o Sanep, a má qualidade da água bruta captada prejudica o tratamento na Estação, causando transtornos na distribuição até as casas. Nesta quarta-feira (6), a Barragem chegou a 3 metros e 73 centímetros abaixo do nível ideal de captação, o índice mais baixo dela, registrado até hoje, devido à estiagem que atinge a Zona Sul do Estado. Além do desabastecimento em algumas regiões, outras devem receber a água com coloração escura. A autarquia prevê que o problema deverá permanecer ao longo do dia.

O manancial é responsável pelo fornecimento aos seguintes bairros: Fragata, Centro, Porto, Navegantes, Três Vendas (localidades da Santa Terezinha, Py Crespo, Lindóia, Cohab Tablada, Morada do Sol, Toussaint, Ilha da Páscoa e áreas próximas) e parte do Areal (proximidades da Baronesa em direção ao centro). A Barragem também abastece parte do reservatório R8, localizado na Mário Peiruque, que, no momento, envia água à praia do Laranjal, por dificuldades enfrentadas na captação da água do arroio Pelotas, devido à salinidade. Todas as regiões citadas enfrentam problemas de abastecimento hoje.

Desde a madrugada, as equipes do Sanep trabalham na área de captação da Barragem e na Estação de Tratamento, com a limpeza dos decantadores, que foi intensificada nas últimas semanas. Obras emergenciais também vêm sendo executadas, para ampliar a capacidade de obtenção e condução de água à população.

Limpeza dos decantadores foi intensificada devido à baixa qualidade da água bruta que chega à Estação – Foto: Angélica Mengue

Tags

sanep, barragem santa barbara, agua bruta, sanep, barragem santa barbara, agua bruta, sanep, barragem santa barbara, agua bruta, qualidade, desabastecimento