Sanep abre primeiro ponto de coleta de óleo saturado na quinta-feira

A partir das 9h30min, moradores poderão descartar o óleo de cozinha usado em estrutura disponível no Mercado Central

25/09/2019 | 10:09:40


A partir das 9h30min desta quinta-feira (26), os pelotenses terão à disposição um novo tipo serviço gratuito disponibilizado pelo Sanep no Município: a coleta de óleo de cozinha usado. A autarquia vai inaugurar o primeiro ponto de coleta de óleo no Mercado Central. De lá, estenderá para mais de cem diferentes locais, como Ecopontos, supermercados e mais de 80 escolas que, atualmente, fazem parte do projeto de reciclagem de resíduos “Adote uma Escola”.

Descartar o óleo será simples e rápido: o Sanep oferecerá estruturas com bombona e funil; basta que a população use uma garrafa reutilizável e despeje o óleo dentro da bombona. Não haverá ponto de coleta das garrafas, apenas do óleo, por isso é importante utilizar sempre a mesma garrafa. A autarquia garantirá a logística de coleta deste material, que será encaminhado à Cooperativa Nova Esperança, conveniada ao Município.

Mascote Graxinha participará do trabalho de educação ambiental nas escolas; meta é ensinar, às crianças, a importância da reciclagem

Além de preservar o meio ambiente, o descarte correto vai garantir economia de verba pública ao Poder Executivo e a inclusão social para famílias da Cooperativa. Eles serão responsáveis pelo recebimento do óleo e pela transformação deste material em detergente, sabão em barra e em pasta. Parte deste produto de limpeza retornará às escolas para uso interno nos educandários, gerando economia de verba ao Município. O restante dos produtos será comercializado pela Cooperativa, gerando renda às famílias cooperadas.


Tags

sanep, projeto óleo sustentavel, sanep, projeto óleo sustentavel, sanep, projeto óleo sustentavel, inclusão social, primeiro ponto de coleta, óleo de cozinha usado, mercado central, inauguração, economia, inclusão social, sanep, projeto óleo sustentavel, primeiro ponto de coleta, óleo de cozinha usado, mercado central, inauguração, economia, economia, sanep, projeto óleo sustentavel, primeiro ponto de coleta, óleo de cozinha usado, mercado central, inauguração, inclusão social, sanep, projeto óleo sustentavel, primeiro ponto de coleta, óleo de cozinha usado, mercado central, inauguração, economia, inclusão social