Sanep adquire sistema para otimizar a fiscalização de obras

Ferramenta Civil Control auxilia no acompanhamento das obras executadas por terceiros, contratados pela autarquia, garantindo maior eficiência, transparência e segurança

17/08/2023 | 05:08:31


Para aprimorar a fiscalização das obras de infraestrutura, que visam qualificar os serviços de abastecimento de água, esgoto e drenagem urbana no município, o Sanep adquiriu novo sistema de gestão de obras. A plataforma Civil Control é utilizada para otimizar o acompanhamento das atividades executadas por terceiros, contratados pela autarquia, garantindo maior eficiência, transparência e segurança durante o processo.

Com as funcionalidades oferecidas pelo sistema, é possível realizar o monitoramento constante das obras, o planejamento integrado com cronogramas detalhados e, também, anexar a documentação necessária, possibilitando a organização de relatórios e registros. Além disso, a ferramenta facilita a comunicação entre os servidores do Sanep e as empresas terceirizadas, garantindo a colaboração das equipes e a rápida resolução de eventuais problemas.

Plataforma Civil Control é utilizada para fiscalizar as obras executadas por terceiros, contratados pelo Sanep. Fotos: Luana Medeiros.

De acordo com o engenheiro civil da autarquia, Tiago Lopes, a implementação do Civil Control permite automatizar as tarefas a serem executadas, bem como aperfeiçoar o trabalho de fiscalização para torná-lo mais preciso e eficaz.

“A utilização do sistema torna os nossos processos mais ágeis e confiáveis, proporcionando uma visão abrangente e em tempo real de cada etapa do processo. Isso nos possibilita otimizar os serviços, melhorar a coordenação entre as equipes e entregar resultados melhores à população”, salientou.

Além de modernizar a maneira como a autarquia monitora as obras realizadas por terceiros, o objetivo, ao adquirir a ferramenta, é instituir o Building Information Modeling (BIM), uma abordagem que integra informações de projetos e de construção em modelo virtual. Essa tecnologia acompanha a obra em todo o seu ciclo, desde a fase de planejamento até a sua execução e manutenção.

O sistema foi implementado em julho, após a realização de treinamento com os servidores da autarquia e representantes das empresas contratadas. Para viabilizar o acompanhamento das atividades, os fiscais do Departamento de Obras do Sanep receberam tablets para operar a plataforma e, atualmente, estão em processo de adaptação.


Tags

Sanep, Sistema de Gestão de Obras, Civil Control, Sanep, Sistema de Gestão de Obras, Civil Control, Sanep, Sistema de Gestão de Obras, Civil Control