Sanep amplia coleta seletiva para mais 19 regiões do Município

A partir de 8 de julho, a cobertura da coleta de materiais recicláveis passará de 60% para 80% da cidade

12/06/2019 | 09:06:20


A partir de oito de julho, 19 novas regiões do Município passam a contar com a coleta seletiva. O anúncio foi realizado pelo Sanep nesta terça-feira (11), durante evento no estande da autarquia na Fenadoce. Regiões como Py Crespo, Santa Terezinha, Novo Mundo, Colina do Sol, Padre Réus, Simões Lopes, Balsa, Navegantes, Marina Ilha Verde, Recanto de Portugal, Las Acácias, Vila Assumpção, São Conrado, Vila Mariana, Colina Verde, Colônia de Pescadores Z3, e balneários dos Prazeres, Valverde e Santo Antônio passam a integrar o sistema de coleta de produtos recicláveis.

Com a ampliação do serviço, a cobertura passa de 60% para 80% do Município. O material reaproveitável como insumo à reutilização é encaminhado para seis cooperativas de reciclagem conveniadas ao Sanep e gera renda para mais de 100 famílias cooperadas.

Anúncio foi realizado no estande do Sanep na Fenadoce – Fotos: Gustavo Vara

Ao lado do vice, Idemar Barz, a prefeita Paula Mascarenhas salientou a importância da coleta seletiva para Pelotas, não apenas na área ambiental. 

“É preciso engajamento da população. Não adianta a gente ter projetos, se as pessoas não acreditarem e sentirem que têm um papel importante a desempenhar. Cada cidadão possui o seu papel nesta história, especialmente para ajudar as futuras gerações e melhorar a sua própria qualidade de vida. Com este tipo de ação também geramos emprego e renda às cooperativas; isso deve sempre ser celebrado”, destacou Paula, ao chamar os representantes das cooperativas e solicitar o aplauso de todos pelo trabalho desempenhado por eles.

A partir do dia 11, o Sanep também inicia nova campanha institucional de conscientização da população sobre a importância de separar corretamente os resíduos e destinar à coleta seletiva. O chefe do departamento de resíduos sólidos da autarquia, Edson Plá Monterosso, destaca que o Município tem potencial de coletar três vezes mais do que é coletado atualmente, por isso a necessidade de uma nova campanha informativa. “Muitas pessoas não sabem o que fazer com seu resíduo, por isso vamos iniciar a divulgar com mais frequência os dias e horários de coleta nos bairros e quais materiais podem ser descartados”, afirma Plá.

O casal de cooperados Fábio e Jéssica fazem parte do anúncio institucional que começa a circular a partir desta quarta-feira (12). Juntos há 12 anos, eles se conheceram graças à reciclagem e atuam na transformação da cidade. Eles foram recebidos pela prefeita durante o lançamento da campanha, no estande da autarquia.

Jessica e Fábio foram recepcionados por Paula e Idemar – Foto: Gustavo Vara

O ato contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Pelotas, vereador Fabrício Tavares (PSD); do vereador Eder Blank (PDT); da corte de rainha e princesas da Fenadoce; do assessor parlamentar Henrique Ribeiro, que representou os deputados federal, Daniel Trzeciak, e estadual, Luiz Henrique Viana, ambos do PSDB.

Notificação da coleta via Facebook

O Sanep lançou também o projeto Hora Certa, para que os pelotenses se cadastrem no Facebook da autarquia e recebam uma notificação, via Messenger, no dia em que o caminhão da coleta passar na região em que vivem. Esta é uma forma encontrada pelo Poder Público para conscientizar sobre a importância de separar o resíduo, utilizando meios de comunicação comuns e de uso diário da população. O serviço entra em funcionamento a partir de 8 de julho, junto com a ampliação da coleta seletiva.

O diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia falou sobre o projeto, que conta com uma programação especial por meio de inteligência artificial de um robô, que notifica a população e ajuda a prestar outros serviços, como direcionar para a segunda via da conta de água.

“Muitas pessoas dizem que não conseguem lembrar o dia que o caminhão da coleta seletiva vai passar no seu bairro, por isso a gente inova e traz este novo recurso. Ao se cadastrar no Facebook do Sanep, o usuário receberá, no seu celular, uma notificação via Messenger no dia e turno em que a coleta passará no seu bairro”, destaca o gestor.

Conscientização de porta em porta

Um trabalho de conscientização será iniciado, nos próximos dias, pelas equipes do Sanep nas novas regiões contempladas. Uma ação educativa, de porta em porta, será realizada para explicar às pessoas sobre a importância de separar o lixo corretamente e descartar da forma certa. Será entregue um folder com os dias e horário da coleta no bairro, e dicas de como fazer a separação do resíduo.


Tags

sanep, sanep, coleta seletiva, sanep, coleta seletiva, sanep, coleta seletiva, sanep, coleta seletiva, ampliação, maior cobertura, geração de renda, cooperativismo, coleta seletiva, ampliação, maior cobertura, geração de renda, cooperativismo, sanep, coleta seletiva, ampliação, maior cobertura, geração de renda, cooperativismo