Sanep amplia sistema de drenagem na região da Praça do Colono

Mais de 4,6 quilômetros de rede serão instalados para escoamento da chuva em vias com problemas crônicos de alagamentos nas Três Vendas

02/12/2021 | 03:12:18


 *Colaboração de Tânia Magalhães

Nesta semana, o Sanep avança com a ampliação da rede de drenagem na zona norte da cidade. A obra, que corresponde à instalação de mais de 4,6 quilômetros de tubulação, para qualificar o escoamento da água da chuva, começou pela praça 1º de Maio (Praça do Colono), no início do trajeto que percorrerá outras ruas das Três Vendas, como Paulo Marcant e Zola Amaro - vias com problemas crônicos de alagamentos.

Obra corresponde à instalação de mais de 4,6 quilômetros de tubulação para qualificar o escoamento da água da chuva - Fotos: Luiza Meirelles

Equipes trabalham na região desde o final de semana, com a colaboração dos agentes de Trânsito para sinalizar o tráfego e orientar motoristas, ciclistas e pedestres. Cerca de 120 metros de rede já foram instalados nos últimos dias, completando o trecho referente à Praça do Colono. A próxima etapa começa ainda nesta semana, com a travessia de aproximadamente 95 metros de rede de drenagem no trajeto que liga a avenida Fernando Osório até a rua Alexandre Vieira da Cunha.

A diretora-presidente da autarquia, Michele Alsina, reforça que o projeto é importante para agilizar o escoamento pluvial na localidade, principalmente, em dias de chuvas volumosas. 

“Todo o investimento na qualificação da drenagem urbana reflete no desenvolvimento do Município e no bem-estar da população”, pontua a gestora.

Além de beneficiar centenas de moradores do bairro Moradas de Nazareth, a ampliação do sistema também contemplará duas instituições assistenciais situadas na rua Zola Amaro, que desempenham trabalho filantrópico importante na cidade – a Escola Especial Professor Alfredo Dub e o Cerenepe. A construção das galerias pluviais, que receberá o investimento de R$ 2,5 milhões, também deixará trechos das ruas Quíncio Barcelos e Zola Amaro prontos para receber nova pavimentação em asfalto, através de emenda destinada pelo deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB). 

Equipes contam com a colaboração dos agentes de Trânsito para sinalizar o tráfego e orientar motoristas, ciclistas e pedestres - Fotos: Matheus Cabistany

Trânsito

A Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) informa que, para a viabilizar o prosseguimento da obra do Sanep, a esquina da avenida Fernando Osório com a Praça do Colono continuará bloqueada (sentido bairro/Centro). O fluxo da rua Marcilio Dias teve o acesso à avenida Fernando Osório liberado sentido Centro/bairro e o contorno para a avenida Francisco Caruccio está normalizado. O trânsito da Fernando Osório em direção ao bairro continua livre. Os ônibus do transporte coletivo não estão passando na Fernando Osório entre a praça e a rua Lindolfo Color. O trajeto alternativo é pela rua Marcílio Dias.


Tags

sanep, sanep, drenagem, obra, praça do colono, drenagem, obra, praça do colono