Sanep atua na limpeza de lago em praça da República do Líbano

Serviço é essencial para a preservação dos animais aquáticos e da flora local

29/10/2021 | 02:10:34


Nesta sexta-feira (29), o Sanep iniciou a limpeza do lago localizado na praça da avenida República do Líbano, nas Três Vendas. Equipe do Departamento de Águas (Depa) realiza a retirada dos resíduos descartados incorretamente no espaço e a remoção de quantidade expressiva de plantas aquáticas, que obstruem a passagem de iluminação natural e impedem a locomoção dos animais que vivem no local.

Equipe do Departamento de Águas (Depa) realiza a retirada dos resíduos descartados incorretamente no espaço - Fotos: Amanda Kuhn


Ponto turístico para os moradores do município, o lago é habitat de diversas espécies aquáticas, como tartarugas, cágados e carpas. De acordo com a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, tão essencial quanto a manutenção do lago por parte da autarquia é a colaboração dos pelotenses para preservar os resultados do trabalho. 

“É um serviço importante e com impacto ambiental muito positivo. Contamos com o apoio da população através do descarte correto dos resíduos para mantermos a cidade limpa e bonita”, salienta.


Além do lixo descartado de forma incorreta, como garrafas plásticas e embalagens, também foram removidas linhas de pesca e galhações neste primeiro dia de limpeza. Segundo o chefe do Depa, Alexandre Duval, o serviço segue até a próxima semana e faz parte do cronograma constante que a equipe realiza. Recentemente, o lago da Praça Coronel Pedro Osório, no Centro, também recebeu manutenção.

Além do lixo descartado de forma incorreta, como garrafas plásticas e embalagens, também foram removidas linhas de pesca e galhações neste primeiro dia de limpeza - Fotos: Amanda Kuhn

Descarte correto

Os resíduos encontrados na praça - como embalagens plásticas e latas de refrigerantes - descartados de maneira incorreta no lago, podem ser colocados nas lixeiras verdes, destinadas ao descarte de materiais recicláveis e que estão disponíveis para a população no entorno do lago.
Quantidades maiores de materiais recicláveis podem ser descartadas na Coleta Seletiva, que passa duas vezes por semana nos bairros da cidade. Os dias e horários de cada região podem ser consultados no site do Sanep. Outra opção são os quatro Ecopontos Municipais, abertos de segunda à sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Confira os endereços:

- Ecoponto JK– avenida Juscelino Kubitschek, 3.195
- Ecoponto Laranjal – rua Bom Jesus, 95
- Ecoponto Balsa - rua Paulo Guilayn, 201
- Ecoponto Cerquinha - rua Engenheiro Hugo Veiga, 155.


Tags

sanep, limpeza, lago, praça, sanep, limpeza, lago, praça, sanep, limpeza, lago, praça