Sanep aumenta em 70% a arrecadação da coleta seletiva

Após 30 dias, Sanep registra crescimento de 124 para 212 toneladas ao mês

27/08/2019 | 09:08:16


Trinta dias após a ampliação da coleta seletiva para novas 19 regiões do Município, o Sanep já registra resultados acima da média quanto à participação e interação da população com o processo de separação e descarte correto dos produtos recicláveis. Das 124 toneladas que eram arrecadadas por mês, a autarquia passou a coletar 212 toneladas após a ampliação, um aumento de 70% – três vezes mais que o esperado pelo Sanep.

O chefe do Departamento de Resíduos Sólidos do Sanep, Edson Plá Monterosso, ressalta que, desde o primeiro dia da ampliação, foi visível a mobilização dos moradores no processo de descarte. 

“Chegamos a registrar alguns atrasos no trajeto do caminhão nos primeiros dias, já que muitos moradores faziam questão de aguardar na frente de casa para entregar os materiais recicláveis nas mãos dos rapazes da coleta, sempre com gestos de carinho”, afirma Monterosso, ao lembrar que a adesão foi surpreendente na primeira coleta realizada, após a ampliação, na região da Colina do Sol/Novo Mundo. “Somente nesta nova área recolhemos 3 toneladas de materiais, muito acima do esperado já para o primeiro dia”, destaca.

O diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, afirma que houve aumento no recolhimento dos materiais recicláveis até mesmo nas áreas que já contavam com a coleta seletiva.

 “Foi feito um amplo trabalho de divulgação sobre o tema nas 19 novas regiões contempladas, mas isto trouxe efeitos positivos até mesmo para as áreas que já contavam com o serviço. Aumentamos em 70% o quantitativo de material coletado, beneficiando ainda mais as famílias vinculadas ao Sanep através do trabalho nas cooperativas”, destaca o gestor.

Dados da pesquisa “Ciclosoft 2018” do Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), Entidade referência no tema, apontam que apenas 1.227 municípios do País fazem a coleta seletiva, número que representa 22% dos brasileiros. Um agravante é o constante aumento na produção de resíduos, conforme dados apresentados pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), que indica a elevação na ordem de 1% ao ano, com geração de 378 quilos por habitante. “Somente 3% dos resíduos no Brasil são reciclados, por isso precisamos manter os trabalhos de conscientização e apresentar novas alternativas para a participação da população”, ressalta Monterosso.

O Laranjal foi o bairro com maior índice de participação na coleta seletiva – Fotos: Igor Sobral

Formatos da coleta seletiva são adaptados em Pelotas

Além da coleta seletiva de porta em porta, que ocorre em cerca de 80% do Município, o Sanep apresenta outros formatos de descarte dos materiais recicláveis à população, como forma de garantir a sua efetiva participação. “Existe esta preocupação do Sanep em ofertar diferentes meios de descarte, não podemos pedir o apoio da população sem criar formatos práticos”, destaca o diretor-presidente do Sanep.

A coleta agendada ocorre nas quartas e sábados em locais que ainda não recebem a coleta seletiva tradicional. O processo de participação é simples: basta telefonar para o Departamento de Resíduos Sólidos do Sanep no número 53.3025-3810 e agendar um horário, que o caminhão do Sanep vai até a residência do morador buscar o material. Este formato é válido para regiões como Sítio Floresta, Vila Princesa, Vila Jacob Brod, Jardim de Alah, Dunas, Vasco Pires, Arco-Íris, Sanga Funda e áreas do Fragata.

Quatro pontos também estão disponíveis para o recebimento dos resíduos recicláveis, assim como mais de 80 escolas, de diversos bairros, participantes do Projeto Adote uma Escola. Há, ainda, a opção de levar os materiais diretamente às cooperativas que recebem os produtos e os transformam em fonte de renda para mais de 100 famílias. Todos os endereços e nomes dos pontos de coleta estão disponíveis no site do Sanep.


Tags

sanep, sanep, coleta seletiva, ampliação, coleta seletiva, ampliação, sanep, coleta seletiva, ampliação, sanep, coleta seletiva, ampliação, sanep, coleta seletiva, ampliação, sanep, coleta seletiva, ampliação, sanep, coleta seletiva, ampliação