Profissionais do Departamento de Tratamento da autarquia receberam treinamento para manuseio seguro do cloro gás, utilizado no processo de potabilidade
23/06/2026 | 02:06:00
Os servidores do Departamento de Tratamento (DETR) do Sanep participaram de capacitação sobre o manuseio do cloro, na manhã desta terça-feira (23), na Estação de Tratamento de Água (ETA) Santa Bárbara. A atividade foi ministrada pela fornecedora de cloro gás Hidromar e abordou procedimentos operacionais, armazenamento, substituição de cilindros, identificação de riscos e ações em situações de emergência, com intuito de promover a segurança dos profissionais, das instalações e do meio ambiente. Integraram o treinamento 27 profissionais da autarquia.
O cloro desempenha papel fundamental no tratamento de água, ao contribuir para a eliminação de microrganismos e garantir a qualidade da água distribuída à população, de acordo com o coordenador do DETR, Daniel Corrêa. “Por se tratar de um produto essencial e que exige cuidados específicos em sua utilização, a capacitação para o manuseio seguro dos cilindros é indispensável. Investir em treinamento da equipe é reforçar o compromisso com a segurança operacional e com a excelência no tratamento de água”, pontuou.
O Sanep opera um sistema responsável por produzir mais de cem milhões de litros de água tratada diariamente. São cinco estações de tratamento no município: Moreira, Quilombo, Santa Bárbara, São Gonçalo e Sinnott.