Sanep desloca ponto de captação de água no Laranjal

Obra, que será feita devido à necessidade de readequações no terreno onde o sistema está localizado, não interromperá o abastecimento na praia

25/11/2021 | 03:11:24


Neste mês, o Sanep executa a obra de deslocamento do terceiro ponto de captação de água bruta no Laranjal. A mudança consiste no recuo em 600 metros de uma das três estruturas hidráulicas que captam água proveniente do arroio Pelotas. A intervenção é necessária em função de alterações no terreno onde está localizado o sistema de abastecimento, uma vez que parte da propriedade cedida por particular à autarquia, para operacionalizar a rede de distribuição de água, terá outra destinação. 

A tubulação é responsável por conduzir a água até o reservatório R15, na esquina das avenidas Adolfo Fetter e João Maria da Fontoura. 

Mudança consiste no recuo em 600 metros de uma das três estruturas que captam água proveniente do arroio Pelotas - Foto: Divulgação

Atualmente, o trabalho está focado na construção do novo ponto de captação, para substituir o equipamento atual. Também está previsto o reposicionamento de cerca de 1.500 metros de tubulação, que representará a nova rede de água até o R15 – o maior reservatório da cidade, com capacidade de armazenamento de 3 mil metros cúbicos. O serviço é executado pela aQuamec – empresa contratada pelo Sanep para operar o sistema de tratamento de água no Laranjal, através das estações móveis implantadas em 2018.

De acordo com a autarquia, a intervenção não impactará no desabastecimento da praia, já que o novo ponto será montado previamente a fim de agilizar a transição da tubulação. Após a construção da estrutura, ainda estão previstas etapas como a instalação de iluminação e de portões de acesso, além das fases de adequações hidráulicas e elétricas. A intervenção deve ser concluída nos próximos meses, considerando as condições climáticas favoráveis ao serviço. 

Entenda

Captada no arroio Pelotas, a água é conduzida através de três canais (representados, na figura abaixo, pelas cores roxo, amarelo e rosa, respectivamente); no trajeto, há duas elevatórias responsáveis por pressurizar o volume de água transportada (simbolizadas pelos círculos azuis). A obra consiste no deslocamento do último ponto de captação (círculo branco), reposicionando-o a 600 metros (círculo verde). 

Para conectar a nova estrutura à rede que leva água ao R15 (linha laranja), a antiga tubulação (linha azul) será substituída pela construção de um nova, a fim de interligá-la ao reservatório, onde é feito o tratamento e a distribuição aos moradores (linha vermelha).

Arte: Bruna Ramona

Tags

sanep, obra, deslocamento, ponto de captação, laranjal