Sanep estabelece dias e horários para a Coleta Agendada

Moradores de regiões que não contam com a Coleta Seletiva podem agendar junto à autarquia o recolhimento dos materiais recicláveis

30/07/2019 | 01:07:14


Os residentes de locais ainda não contemplados com a Coleta Seletiva no Município já contam com dias e horários preestabelecidos para descarte dos resíduos recicláveis. A medida tomada pelo Sanep dá a possibilidade de esses moradores se organizarem para separar os materiais em dias fixos. Para agendar o recolhimento junto ao Departamento de Resíduos Sólidos (Ders) da autarquia, basta telefonar para o número (53) 3025.3890 ou (53) 3025-3810 e solicitar. 

A coleta agendada ocorre às quartas-feiras, durante a tarde, no Sítio Floresta, Vila Princesa, Vila Jacob Brod, Jardim de Allah e em algumas áreas do Fragata. Moradores de regiões do Fragata já contempladas com a Coleta Seletiva como Simões Lopes, Cohab Fragata, Guabiroba, Cohab Fragata, Gotuzzo e Padre Réus não recebem a Coleta Agendada. Aos sábados, pela manhã, o recolhimento mediante agendamento é realizado no Dunas, Vasco Pires, Vila da Palha, Arco-Íris, Aeroporto e Sanga Funda.

Coleta Seletiva foi ampliada para 80% do Município. Regiões que ainda não contam com o serviço, podem agendar a coleta via telefone. Foto: Igor Sobral.

Após a última ampliação, em vigor desde o começo deste mês, 80% da cidade conta com a Coleta Seletiva. Como o objetivo é a colaboração de todos, o Sanep busca alternativas para contemplar a população que ainda não conta com esse tipo de coleta. Para isso, foi desenvolvido o projeto “Adote uma escola”, o qual participam 81 educandários entre escolas e entidades. Nesses locais também é possível descartar materiais recicláveis, como papel, plástico, vidro e metal. Mais informações sobre o projeto e as instituições cadastradas podem ser conferidas no site da autarquia

Além do agendamento e do projeto “Adote uma escola”, outra opção de descarte dos recicláveis são os Ecopontos. Há quatro atualmente no Município, nas regiões do Centro, Fragata, Laranjal e Balsa. Os materiais são encaminhados a cooperativas de reciclagem indicadas pelo Sanep.

Endereço dos Ecopontos

  • Ecoponto Centro – avenida Juscelino Kubitschek, 3.195: funciona de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
  • Ecoponto Fragata – rua Machado de Assis, 285, próximo à Cosac: funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
  • Ecoponto Laranjal – rua Bom Jesus, 95, no Balneário Valverde: funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h; e aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
  • Ecoponto Balsa - Rua Paulo Guilayn, 201: funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h; e no sábado das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Confira nomes e endereços das Cooperativas

  • Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais do Fraget (Cootafra) - Rua Carlos Andrade, 260 – Fragata.
  • Cooperativa de Trabalho de Catadores da Vila Castilho (COOPCVC) –End: Rua Dr. Amaral
  • Cooperativa Pelotense de Prestação de Serviços e Ação Social (COOPEL) – Rua Ulisses Guimarães, 788 – Loteamento Dunas, 1394/1404
  • Cooperativa de Trabalho e Reciclagem (COORECICLO) - Av. Pinheiro Machado, 2112 – Fragata
  • União Cooperativa dos Catadores de Resíduos Sólidos (UNICOOP) - Rua Conselheiro Brusque, 710 – Fragata
  • Cooperativa de Trabalho da Vila Governaço (COOPERCICLAÇO) – BR-392, no Distrito Industrial.

Tags

sanep, coleta seletiva, coleta agendada, sanep, coleta seletiva, coleta agendada, sanep, coleta seletiva, coleta agendada, sanep, coleta seletiva, coleta agendada