Sanep explica os meios de pagamento das contas de água

Autarquia informa com quais instituições financeiras mantêm convênio e quais formatos não são aceitos para quitação de faturas, como PicPay e PIX

27/09/2021 | 04:09:34


Com a introdução dos meios tecnológicos na rotina da sociedade, muitas tarefas tornaram-se mais fáceis e rápidas de executar. Exemplo disso é o pagamento de boletos por canais digitais, como a conta de água emitida pelo Sanep. No entanto, a autarquia informa aos usuários que, mesmo sendo possível a quitação de faturas através de aplicativos de celular, é importante estar atento a quais instituições bancárias recebem o pagamento neste formato e quais modelos não são aceitos para esta finalidade, como por exemplo PIX e PicPay.  

Arte: Bruna Padilha

Atualmente, o Banco do Brasil, o Banrisul, a Caixa Econômica Federal, o Itaú e o Sicredi permitem que se pague a conta de água por aplicativo ou no caixa eletrônico, além de oferecer a opção para débito automático. Em relação ao banco Santander, o Sanep explica que apenas a opção para débito em conta está disponível. 

A diretora-presidente da autarquia, Michele Alsina, aponta que o modelo atual de arrecadação, além de incluir um número satisfatório de opções – maior, se comparado a outras companhias –, atende o padrão estabelecido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), configurando-se um sistema seguro no recebimento, transmissão e processamento dos pagamentos para baixa. 

"Seguimos trabalhando para garantir a eficiência do sistema já existente e para que possamos contar, no futuro, com outras formas de pagamento", sinaliza a gestora.

O Sanep ainda frisa que não recebe pagamentos de bancos não conveniados ou feitos via aplicativo PicPay e transferências por PIX.

Confira

- Bancos que aceitam débito em conta (para solicitar a ativação do serviço de débito automático, o usuário deve fazer a solicitação diretamente na sua agência bancária, assim como eventual cancelamento): Banco do Brasil, Banrisul, Caixa Econômica Federal, Itaú, Sicredi e Santander 

- Bancos que aceitam pagamento via aplicativo ou caixa eletrônico: Banco do Brasil, Banrisul, Caixa Econômica Federal, Itaú e Sicredi

Mais informações

Dúvidas a respeito do pagamento de contas podem ser sanadas junto ao atendimento do Sanep, através do WhatsApp (53) 98417-0008 ou das redes sociais (@saneppelotas).


Tags

sanep, conta, água, pagamento, aplicativos, online, sanep, conta, água, pagamento, aplicativos, online