Sanep formaliza núcleos de multiplicadores ambientais

Iniciativa é uma contrapartida da ETA São Gonçalo e busca ampliar as discussões sobre o meio ambiente e os impactos da obra

18/06/2018 | 03:06:35


      O Sanep formalizou nesta semana os núcleos de formação de multiplicadores ambientais da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo. A iniciativa é uma contrapartida à obra prevista pelo governo federal e executa ações educativas e de mobilização social visando a participação da comunidade nos processos referentes à realização das obras de saneamento em Pelotas. Seis núcleos foram formados com moradores das regiões e eles se reúnem regularmente para promover discussões e desenvolver atividades referentes ao meio ambiente.

 Fotos: Ascom

     Ao entregar os certificados de cooperação, o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, agradeceu a participação dos moradores nas atividades promovidas pela Coordenadoria de Projetos Especiais da autarquia.

“Vocês são fundamentais neste processo, é de extrema importância a presença dos moradores nestes encontros que o Sanep promove, para que as ações de mobilização social sejam cada vez mais ampliadas”, afirmou Garcia.

     O objetivo é diminuir os transtornos causados em decorrência das intervenções, assim como prestar informação sobre os principais benefícios da obra. Integrante da Coordenadoria de Projetos Especiais do Sanep, Eduardo Schaeffer afirma que:

“Mais do que prestar informações sobre as obras, o projeto visa inserir a comunidade como protagonista no processo, com vistas à sustentabilidade do empreendimento.” 

      Os encontros são conduzidos pela Acordar Treinamentos, empresa contratada via processo licitatório, com supervisão do Sanep, através da assistente social Aline Cunha.

      Conheça os núcleos

  • Núcleo são Gonçalo (comunidade no navegantes): Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil;
  • Núcleo Laranjal: Clube Oásis;
  • Núcleo Centro: Comunidade Católica Nossa Senhora do Carmo;
  • Núcleo Fragata: Igreja Católica São José;
  • Núcleo Barragem: Sala Verde Barragem Santa Bárbara;
  • Núcleo Areal: Comitê de Desenvolvimento do Dunas.

      ETA São Gonçalo

      A construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo irá mudar a realidade do abastecimento no Município de Pelotas, melhorando o serviço pelos próximos 30 anos com benefícios para pelo menos 170 mil pessoas. A nova Estação terá capacidade de liberar 500 litros de água por segundo (dobrando a potência atual). 


Tags

sanep, sanep