Sanep inicia limpeza de bocas de lobo na região central

Pelo menos três sacos cheios de lixo foram removidos nas primeiras quadras contempladas pelo mutirão

26/05/2020 | 11:05:15


Pelo menos mil bocas de lobo da região central do Município serão limpas em um mutirão lançado pelo Sanep na noite desta terça-feira (26). A ação ocorrerá pelos próximos 90 dias no turno da noite, sempre das 19h às 7h, para evitar interrupções no trânsito e aglomerações. Nos primeiros 30 dias, o trabalho será realizado de domingo a domingo, para atender todos os pontos e preparar o sistema de drenagem às chuvas previstas à estação.

Lixo foi retirado durante limpeza da boca de lobo – Foto: Rodrigo Chagas/Ascom

Ao lado do diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, a prefeita Paula Mascarenhas acompanhou o início da limpeza na esquina das ruas Gonçalves Chaves e Tiradentes. Três sacos de lixo cheios foram removidos neste trecho, grande parte de garrafas pet e sacolas plásticas. Até mesmo um par de chinelos foi retirado do bueiro logo no início do serviço. 

“A nossa cidade é muito plana e sofremos muito com os alagamentos, por isso já estamos preparando o sistema de drenagem para melhorar o escoamento das águas. Mas para isso precisamos do apoio da população e que este seja um serviço conjunto, cada um fazendo a sua parte”, afirma a prefeita.

O mutirão integra a série de ações desencadeadas pela autarquia para preservar e dar manutenção aos sistemas de drenagem da cidade. Exemplo disso é que, desde 2017, um programa inédito de limpeza de canais é feito do município. Somente naquele ano, 80 quilômetros foram limpos. Desde então, o Sanep conserva os resultados obtidos com a intervenção voltando aos canais para retirar resíduos – de todos os tipos, de garrafas a colchões – e evitar que eles cheguem às oito casas de bomba de Pelotas e ocasionem sua danificação, já que são estas as estruturas responsáveis pelo escoamento adequado da água da chuva.


Tags

sanep, sanep, limpeza de bocas de lobo, programa de limpeza, limpeza de bocas de lobo, programa de limpeza