Sanep inicia obra do novo reservatório no Balneário dos Prazeres

Investimento de mais de R$ 1,5 milhão da autarquia qualificará o sistema de abastecimento da região e da Colônia Z3

15/09/2021 | 04:09:26


Nesta semana, o Sanep deu início à construção do novo reservatório de água no Balneário dos Prazeres, o R11. Desde terça-feira (14), os moradores da região já podem acompanhar a movimentação da obra realizada pela empresa RK Benetti Engenharia Ltda – contratada pela autarquia para executar o projeto, que qualificará o sistema de distribuição e abastecimento do bairro e da Colônia de Pescadores Z3.

Primeira etapa da intervenção consiste na execução da fundação da obra, com o procedimento de estaqueamento no local - Fotos: Amanda Kuhn

Com investimento superior a R$ 1,5 milhão – de recursos próprios do Sanep –, a nova estrutura irá substituir a parte elevada do atual reservatório do Barro Duro, o que aumentará em mais de seis vezes a sua capacidade – passando de 40 para 250 metros cúbicos – e dobrará a sua altura. A autarquia informa que não haverá alteração no sistema de abastecimento de água no Balneário dos Prazeres devido à construção.

A primeira etapa da intervenção consiste na execução da fundação da obra, com o procedimento de estaqueamento no local, explica o engenheiro civil do Sanep, Tiago Lopes. Em seguida, as fases de instalação do tapume e de construção da estrutura com blocos, pilares, vigas, fundo, paredes e a tampa do reservatório serão contempladas. 

Abastecimento qualificado na região

A obra importante para a infraestrutura do Laranjal, que apresenta crescimento populacional nos últimos anos, garante o aumento do potencial de distribuição de água e viabiliza maior estabilidade no seu fornecimento, sobretudo durante as operações de pausas necessárias para a recuperação dos níveis.

Entenda

Na avenida Amazonas, no Balneário dos Prazeres, estão situados os reservatórios R11 e R11T — estrutura elevada — com capacidades de 500 metros cúbicos e 40 metros cúbicos, respectivamente. O conjunto é conhecido, um popularmente, apenas como R11. O novo reservatório elevado será duas vezes mais alto e terá 250 metros cúbicos de volume.


Tags

sanep, reservatório, água, obra, construção, sanep, reservatório, água, obra, construção