Sanep lança cartilha produzida por educadores ambientais comunitários

Material impresso é fruto de trabalho desenvolvido por mais de 70 representantes dos bairros pelotenses e reúne saberes adquiridos na área ambiental

08/06/2022 | 06:06:19


Compartilhar saberes e multiplicar conhecimento são a garantia de que o aprendizado perpetuará pelo tempo. Com essa premissa, o Sanep lançou, nesta quarta-feira (8), uma cartilha desenvolvida por mais de 70 representantes da comunidade pelotense que sintetiza o trabalho ambiental voltado à participação social. O evento, no Largo do Mercado Central, integra a Semana do Meio Ambiente de 2022 e representa mais uma ação dos educadores ambientais comunitários, formados seguindo o cronograma de implementação da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo.

Cartilha simboliza trabalho realizado com objetivo de evidenciar a importância da população como agente participativo em questões socioambientais, sobretudo nas intervenções em saneamento básico - Fotos: Michel Corvello

A diretora-presidente da autarquia, Michele Alsina, destacou que a cartilha simboliza o fortalecimento da cidadania ambiental e a oportunidade de levar adiante todo o processo de aprendizagem dos últimos anos para as próximas gerações. 

“Repercutir o conhecimento dentro de casa, com os filhos, amigos, e dentro da sua comunidade é uma forma de assegurar que ele permaneça e siga se multiplicando”, frisou.

Seis núcleos foram criados com moradores de todos os bairros da cidade, com o objetivo de promover discussões e desenvolver atividades referentes ao meio ambiente. A intenção da capacitação era evidenciar a importância da população como agente participativo em questões socioambientais, sobretudo nas intervenções em saneamento básico.

“Esse trabalho nos trouxe algo que, por um momento, achei que fosse impossível de resgatar: a consciência ambiental. Aprendemos muito e, com um pingo de cada um, criamos um material do qual nos orgulhamos hoje”, disse um dos representantes do grupo, Pedro César Porto. 

O morador – agora, educador – também ressaltou a surpresa positiva ao aprender mais sobre as atribuições do Sanep. “Não é só o abastecimento de água. É maior do que isso. Hoje, conhecemos e valorizamos muito mais”, completou. 

O protagonismo da comunidade, durante o processo, foi frisado pelo secretário de Qualidade Ambiental (SQA), Eduardo Schaefer, que classificou a cartilha como o reflexo de uma construção coletiva benéfica para toda a cidade. “Conseguimos estreitar laços com a população e plantar essa semente que, certamente, dará frutos positivos para Pelotas”, disse. O secretário ainda reforçou a relevância dessa rede de compartilhamento ambiental ser cada vez mais transformadora e presente na rotina das pessoas.

O pensamento foi compartilhado pela educadora ambiental Regina Souza que, no evento, não escondia o sorriso e orgulho pela autoria do livreto. “Digo, de coração, que esse projeto é maravilhoso e tem potencial para fazer o mundo caminhar melhor. Aprender sobre a separação dos resíduos, cooperativas de reciclagem, uso consciente da água são conhecimentos que nos mudaram e queremos agora compartilhar nos nossos bairros”, enfatizou, emocionada.

Os representantes da Acordar – empresa que atuou junto ao Sanep na formação dos educadores, Larissa Brito e Diego Gonçalves, e a coordenadora do Trabalho Socioambiental do Sanep, Aline Fonseca, participaram da atividade.

Doar sangue é doar vida

Em alusão ao mês da conscientização à doação de sangue, o Junho Vermelho, nesta quarta-feira, o Sanep também acompanhou o trabalho da unidade móvel do Hemocentro Regional de Pelotas, no Largo do Mercado Central, com o objetivo de incentivar o ato que salva vidas. Junto aos profissionais que atendiam o público doador, a equipe do Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento (Neas) conversou com os pelotenses, distribuiu ecobags personalizadas e copinhos de água. A atividade, integrante da programação da Semana do Meio Ambiente, contou com apresentações artísticas e doação de mudas de plantas pela SQA.

Foto: Amanda Kuhn

Tags

sanep, meio ambiente, cartilha, educação ambiental, sanep, meio ambiente, cartilha, educação ambiental, sanep, meio ambiente, cartilha, educação ambiental, sanep, meio ambiente, cartilha, educação ambiental, sanep, meio ambiente, cartilha, educação ambiental