Sanep lança projeto de serviços simultâneos nos bairros

Onda do Saneamento prevê ações de melhorias em formato de força-tarefa

13/12/2021 | 02:12:05


Nesta segunda-feira (13), o Sanep lança o projeto Onda do Saneamento – uma iniciativa com caráter itinerante que chegará aos bairros de Pelotas para executar serviços simultaneamente. O objetivo da autarquia - que iniciará as atividades no Laranjal, devido ao início da temporada de veraneio - é concentrar ações de melhorias e consertos em uma mesma região, direcionando equipes específicas para agilizar demandas de água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem. 

Objetivo do projeto é concentrar ações de melhorias e consertos em uma mesma região - Foto: Amanda Kuhn

A diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, explica que o projeto busca otimizar o trabalho da autarquia ao atuar no formato de força-tarefa nas regiões. “Depois do Laranjal, vamos percorrer outros bairros da cidade para seguir cumprindo nossa missão de fornecer um saneamento básico de qualidade para a população”, frisou.

Abastecimento

A Onda do Saneamento traz uma novidade significativa para a praia: o reforço na distribuição de água com a chegada de um novo contêiner para integrar o sistema da Estação de Tratamento de Água (ETA) Móvel, implantado no bairro em 2018. A estrutura, que chegou na sexta-feira (10) e passará a operar nos próximos dias, vai viabilizar mais segurança e estabilidade à rede de abastecimento de todo o Laranjal, uma vez que aumentará a produção de água tratada em 42% durante o veraneio.

Novo contêiner vai viabilizar mais segurança à rede de abastecimento de todo o Laranjal - Foto: Amanda Kuhn

Serviços de rua e melhorias

Os departamentos de Águas, Esgoto e Drenagem estarão presentes para executar consertos de vazamentos, ligações de água e de esgoto, e limpeza de canais. Neste ano, quatro estruturas responsáveis pelo escoamento da chuva no Laranjal já receberam o serviço de desobstrução: os canais das avenidas Arthur Augusto Assumpção (três vezes) e Espírito Santo (três vezes), e das ruas Morro Redondo (duas vezes) e Nova Prata. 

Limpeza de canais garante o escoamento correto das águas da chuva - Fotos: Amanda Kuhn

Ainda, serviços de manutenção na praia – feitos durante todo o ano – serão reforçados neste período, como o conserto dos chuveiros e a troca de dois banheiros instalados pelo Sanep – cada um com seis cabines. A autarquia também está providenciando a licitação para a implantação de banheiros químicos para complementar a infraestrutura oferecida à população.

Foto: Luiza Meirelles

Ampliação da coleta

Até o final de março, a frequência do recolhimento de resíduos orgânicos será ampliada no Laranjal. Além de segunda, quarta e sexta, o serviço também será realizado aos sábados, devido ao aumento da população durante o período nos balneários dos Prazeres, Santo Antônio e Valverde, e na Colônia Z3. As coletas orgânica e seletiva são feitas de porta em porta e alcançam 100% do Laranjal, lembrou Michele.

“Além das intervenções de rua, como consertos de vazamentos e limpeza de canais, a ideia é promover a conscientização da comunidade de cada região, a partir dos nossos projetos de educação ambiental, como o Óleo Sustentável, que depende muito da participação dos moradores ao descartar o produto de forma correta”, salientou.

Frequência do recolhimento de resíduos orgânicos será ampliada no Laranjal até o final de março - Fotos: Matheus Cabistany

O Laranjal também conta com um Ecoponto que funciona de segunda a sábado, de manhã e à tarde, e representa mais uma opção para os moradores levarem seus resíduos recicláveis e outros itens volumosos, como móveis, colchões e eletrodomésticos, evitando o descarte nas ruas.

Proximidade com a população

O Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento (Neas) participa da Onda do Saneamento com a distribuição de materiais informativos, ecobags e amostras de sabão e detergente, produzidas no projeto Óleo Sustentável. É uma oportunidade para conversar com os moradores e incentivar a adesão a hábitos importantes para o meio ambiente, como a separação do lixo e a economia de água. Durante a semana, o Neas se voluntariou, junto à Secretaria de Qualidade Ambiental e a alunos da Universidade Federal de Pelotas e do Câmpus Visconde da Graça/IFSul, para realizar uma limpeza na beira da praia, retirando resíduos descartados incorretamente no local.

Projeto inclui ações de educação ambiental promovidas pelo Neas - Fotos: Luiza Meirelles


Tags

sanep, sanep, onda do saneamento, drenagem, água, esgoto, coleta, laranjal, projeto, onda do saneamento, drenagem, água, esgoto, coleta, laranjal, projeto