Sanep marca presença na 28º Fenadoce

Ações educativas e orientações ambientais estão entre as atividades previstas pela autarquia

09/06/2022 | 04:06:40


Na terça-feira (8), o Sanep levou suas iniciativas ambientais à Feira Nacional do Doce (Fenadoce). No estande da Prefeitura, o projeto Óleo Sustentável foi a principal atração da noite, recebendo centenas de visitantes, entre eles, da prefeita Paula Mascarenhas e o vice-prefeito Idemar Barz, que reforçaram o papel transformador da educação ambiental. 

Sanep promoveu ações de educação ambiental em primeiro dia de participação na Fenadoce - Foto: Rodrigo Chagas

Ainda nesta edição, que tem como tema Doces (re) encontros, o Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento (Neas) voltará à Fenadoce no dia 14. No primeiro encontro com o público na Feira, a equipe do Neas recebeu pelotenses e turistas com ações educativas, e distribuição de ecobags e de produtos feitos no projeto Óleo Sustentável, além de prestar auxílio quanto a dúvidas ambientais e orientar acerca do descarte correto dos resíduos e do óleo de cozinha.

Quem também compareceu foi o Coletinha - uma referência a um dos quatro eixos que a autarquia atua, o setor de coleta de resíduos sólidos. A mascote chamou atenção de quem passava em frente ao estande, especialmente das crianças, que ficaram encantadas com a fantasia e distribuíram abraços ao novo amigo.

Mascote Coletinha fez sucesso com a criançada - Fotos: Luiza Meirelles

Três anos de mais sustentabilidade

Há três anos, na 27ª edição da Feira, foi lançado o projeto Óleo Sustentável, responsável pela transformação do óleo saturado em itens de higiene e limpeza. A partir de então, milhares de unidades de detergente líquido e de sabão em barra já foram produzidas a partir do óleo recolhido nos mais de 20 pontos de coleta espalhados pela cidade.

A reciclagem do produto, além de beneficiar a natureza, também gera economia de recursos públicos, já que os materiais são utilizados em todos os prédios do Sanep, e renda aos trabalhadores da Cooperativa Nova Esperança, local onde é feito todo o processo de reciclagem do óleo.

Há três anos, projeto era lançado na 27ª edição da Fenadoce - Foto: Luiza Meirelles

Uma bombona do Óleo Sustentável foi instalada na praça de alimentação da Fenadoce, para que possa ser usada pelos restaurantes durante todo o período do evento. A estrutura estará disponível até o último dia, 19 de junho.


Tags

sanep, fenadoce, meio ambiente, ação educativa, resíduos, coletinha, sanep, fenadoce, meio ambiente, ação educativa, resíduos, coletinha, sanep, fenadoce, meio ambiente, ação educativa, resíduos, coletinha