Sanep movimenta estande da Prefeitura na 29º Fenadoce

Atividades ambientais e inovações tecnológicas marcaram a presença da autarquia na Feira Nacional do Doce

16/06/2023 | 02:06:03


Com inovação em tecnologia e consciência ambiental, o Sanep integrou a programação da 29ª Fenadoce nesta quinta-feira (15). A autarquia mostrou, como principal novidade, a possibilidade de visitar a Estação de Tratamento de Água (ETA) Santa Bárbara de maneira virtual, por meio de realidade aumentada. O Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento (Neas) também participou da Feira, promovendo atividades de conscientização para os visitantes do evento. A divulgação dos projetos ambientais, como o Óleo Sustentável, distribuição de Ecobags e ações lúdicas com as crianças foram alguns dos atrativos no local.

Atividades ambientais e inovações tecnológicas marcaram a presença do Sanep na 29ª Fenadoce. Fotos: Amanda Kuhn

Quem passava em frente ao espaço do Sanep, no estande da Prefeitura, notou a presença das mascotes Graxinha e Gotão, em referência ao Óleo Sustentável e à água, que representa um dos quatro eixos do saneamento básico abrangidos pela autarquia. Os personagens inserem as crianças na temática ambiental de maneira leve e educativa, reforçando a importância dos cuidados com a natureza desde a primeira infância.

Para Silvia Ribeiro, mãe da Mariah de 6 anos, o contato com as mascotes e a alegria de sua filha no estande da autarquia foram essenciais para a diversão e aprendizado da pequena. “Adorei o espaço do Sanep. A minha filha adorou, se divertiu, pintou, interagiu com as mascotes. Adorei a iniciativa das atividades de conscientização ambiental para as crianças, principalmente por ser parte do tema da Feira esse ano. Tudo muito lindo”, conta.

Conscientização voltada aos pequenos

Para estimular a participação dos pequenos, desenhos personalizados foram produzidos para as próprias crianças pintarem e colorirem. Nas gravuras, havia imagens da natureza, para despertar a consciência ambiental por meio de brincadeiras. 

Brincadeiras lúdicas, de pintar e colorir, estavam disponíveis no estande da autarquia. Fotos: Amanda Kuhn
“O Neas, como grupo de educação ambiental, busca levar para os menores, de forma lúdica e divertida, com o auxílio das mascotes, a educação ambiental, ensinando a eles, com atividades de colorir e pintar, a melhor forma de preservar o meio ambiente. Estivemos na Fenadoce ensinando e buscando orientar os pequenos acerca da educação ambiental”, explica o coordenador do Núcleo, Jader Gularte.

Equipes do Neas, acompanhados da Batatinha, animadora infantil pelotense, permaneceram no estande, ao longo do dia e à noite, orientando os pais e os filhos acerca das atividades disponibilizadas pelo Sanep, com o intuito de facilitar a interação e a diversão da criançada. 

Tecnologia inovadora

Um portal foi instalado no corredor da Fenadoce, contendo o QR Code, situado no chão. O público, pelo celular, conseguiu percorrer de forma on-line as instalações internas e externas da ETA Santa Bárbara, responsável por tratar mais de 60 milhões de litros de água por dia em Pelotas.

Público da Feira teve a oportunidade de visitar a ETA Santa Bárbara, de forma virtual. Foto: Amanda Kuhn

De maneira gratuita, o passeio digital permite explorar as acomodações que comportam os laboratórios de hidrobiologia e microbiologia e as bombas de captação de água bruta da Estação. Áudios explicativos sobre a operação da unidade que atende 60% das residências pelotenses, informações sobre os processos de captação, bombeamento, tratamento e análise da potabilidade do recurso hídrico fazem parte do tour.

Uma das visitantes que passeava com a família pela Feira, Lisiane Garcia, compartilha que a iniciativa do Sanep foi inovadora. “Foi muito interessante ver como a ETA Santa Bárbara foi mostrada na plataforma 360º, de maneira dinâmica e prática. É importante para as crianças também aprenderem sobre o tratamento da água desde a infância. Muito bom e inovador”, relata.

Acesse

Para acessar a plataforma, basta entrar no Instagram do Sanep e clicar na opção filtros, para que a ETA Santa Bárbara apareça na tela. É preciso utilizar um dispositivo móvel para que a opção apareça. O usuário deve clicar na sequência de números expostos para avançar para os ambientes da Estação. Ao ligar o volume do celular, uma voz explica cada processo e etapa das imagens que são apresentadas.


Tags

#sanep, #fenadoce2023, fenadoce, #tecnologia, #Pelotas, #sanep, #fenadoce2023, fenadoce, #tecnologia, #Pelotas, #sanep, #fenadoce2023, fenadoce, #tecnologia, #Pelotas, #sanep, #fenadoce2023, fenadoce, #tecnologia, #Pelotas