Sanep realiza formatura de Educadores Ambientais

Evento no Clube Caixeiral formou 72 novos multiplicadores da ETA São Gonçalo

13/12/2018 | 11:12:43


      O Sanep concluiu a formação de 72 novos Educadores Ambientais Comunitários em cerimônia realizada na noite de terça-feira (11), no Clube Caixeiral. A solenidade marcou o sucesso do trabalho socioambiental desenvolvido durante os últimos meses com os seis núcleos de multiplicadores, com representantes dos bairros Areal, Barragem, Centro, Fragata, Laranjal e São Gonçalo na execução de atividades visando o fortalecimento da cidadania ambiental. O projeto é uma contrapartida à obra de construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo.

Educadores Ambientais são formados e atuarão como multiplicadores nos bairros. Fotos: Gustavo Mansur

      A prefeita Paula Mascarenhas prestigiou a cerimônia e parabenizou os formandos por sua disponibilidade e vontade em participar do projeto. 

“Vocês saíram de suas casas e foram ao encontro do projeto, para aprender sobre o trabalho socioambiental e, agora, serão os multiplicadores destas informações com os vizinhos, parentes, amigos. Fico muito feliz e emocionada em ver uma ação tão importante para o Município ser concluída com este sucesso”, afirmou Paula.


Os grupos passaram, ao longo da formação, por um processo de aprendizagem sobre saneamento, gestão da água e gestão pública. Foi feito um trabalho de capacitação dos multiplicadores para promover o diálogo junto à população dos seus respectivos bairros na busca por maior participação da comunidade em temas direcionados à sustentabilidade.

Diretor-presidente do Sanep destaca importância da Obra da ETA São Gonçalo. Fotos: Gustavo Mansur

      Durante a cerimônia, o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, falou sobre a importância da construção da nova Estação de Tratamento de Água para o Município e os benefícios que ela trará ao longo dos anos.

 “Não tenho dúvidas de que a construção da ETA é a obra de infraestrutura mais importante do Município. Serão 500 litros de água tratados por segundo, uma ampliação de até 50% no abastecimento”, destaca o gestor.

      Os novos educadores ambientais comunitários receberam os certificados na solenidade e, agora, são responsáveis por propagar os conhecimentos adquiridos nos bairros. Também participaram do evento, a secretária de Governo, Clotilde Vitória; a coordenadora do Trabalho Socioambiental do Sanep, Aline Cunha; o coordenador de Projetos Especiais da autarquia, Eduardo Schaeffer; o presidente do Conselho Deliberativo do Sanep, Volnei Rosa; a coordenadora do Núcleo de Educação em Saneamento do Sanep (Neas), Mariluce Kurz; o representante da empresa Acordar Treinamentos, Diego Gonçalves; familiares e amigos dos formandos.


Tags

trabalho socioambiental, sanep, neas, núcleos de formação ambiental, multiplicadores ambientais, ETA São Gonçalo, Educadores ambientais, Educadores ambientais comunitários