Sanep realiza mutirão de limpeza na orla do Laranjal

Atividade integra a programação da Semana do Meio Ambiente e contou com a participação de alunos do IFSul

07/06/2023 | 09:06:30


Com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos causados pelo descarte incorreto dos resíduos na orla da praia, o Sanep promoveu, na manhã desta quarta-feira (7), mutirão de limpeza no Laranjal em parceria com o curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) - Câmpus Visconde da Graça (CAVG). A atividade, coordenada pelo Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento (Neas), integra a programação da Semana do Meio Ambiente, organizada pela Prefeitura de Pelotas. 

Alunos do IFSul participam do mutirão de limpeza na orla da praia do Laranjal. Fotos: Luana Medeiros e Viviane Leon. 

Diversos materiais foram recolhidos durante a atividade ambiental, como canudos, plásticos, restos de redes, cordas, papel, tecidos e metal, totalizando 1.500 litros de resíduos retirados da orla. A iniciativa contou com a participação de 42 alunos do IFSul, que percorreram trajeto de, aproximadamente, dois quilômetros, entre o shopping Mar de Dentro e o Trapiche. 

A estudante do segundo ano do curso Técnico em Meio Ambiente, Simone Grimaldi, participou pela primeira vez da atividade de limpeza da praia e frisou a importância dessas ações para sensibilizar a população e despertar a consciência ambiental. 

“A ideia é tentar conscientizar as pessoas de que cada um pode fazer a sua parte, recolher o seu resíduo e colocar em uma lixeira ou levar para casa. É complicado ver a quantidade de lixo depositado na praia e nas ruas. Eu acredito que a conscientização ambiental deve começar na educação infantil, ensinando as crianças, desde pequenas, sobre a importância de cuidar do nosso meio ambiente”, destacou. 

A equipe do Neas distribuiu aos alunos que participaram do mutirão itens essenciais para o recolhimento e proteção, como sacos de lixo e luvas. Todo o material coletado será encaminhado à Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) para garantir a destinação ambientalmente correta.

De acordo com o coordenador do Neas, Jader Gularte, o trabalho de educação ambiental deve ser realizado de forma contínua. "Desenvolvemos ações ao longo de todo o ano, com o propósito de promover o desenvolvimento sustentável e a preservação dos recursos naturais por meio de atividades educativas realizadas com a comunidade”, salientou.

Semana do Meio Ambiente

Além da limpeza da praia, o Sanep também desenvolveu atividades de educação ambiental com a comunidade escolar. Na terça-feira (6), a equipe do Neas recebeu grupo de alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Doutor Francisco Simões para visita guiada ao Museu do Saneamento de Pelotas (Musa), assim como apresentar o espaço que abriga os projetos desenvolvidos pelo Núcleo nos últimos 11 anos.

Cerca de 50 alunos das turmas do 2º ao 6º ano conheceram o acervo do Musa, incluindo objetos, fotografias e equipamentos relacionados aos serviços de água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos, que registram marcos importantes da história do saneamento pelotense.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de interagir com a mascote do projeto Óleo Sustentável, o Graxinha. O personagem, com características de super-herói, tornou-se um importante aliado nas atividades educacionais, conquistando a simpatia e o entusiasmo das crianças. 

Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Francisco Simões no Museu de Saneamento de Pelotas (Musa). Fotos: Luana Medeiros.

As instituições que tiverem interesse em convidar o Neas da autarquia para a realização de atividades educativas podem entrar em contato pelo e-mail sanep.neas@gmail.com ou pelo WhatsApp (53) 98428-0043.


Tags

Sanep, Semana do Meio Ambiente, IFSul, Neas, Musa, Escola Dr. Francisco Simões, Sanep, Semana do Meio Ambiente, IFSul, Neas, Musa, Escola Dr. Francisco Simões, Sanep, Semana do Meio Ambiente, IFSul, Neas, Musa, Escola Dr. Francisco Simões, Sanep, Semana do Meio Ambiente, IFSul, Neas, Musa, Escola Dr. Francisco Simões, Sanep, Semana do Meio Ambiente, IFSul, Neas, Musa, Escola Dr. Francisco Simões, Sanep, Semana do Meio Ambiente, IFSul, Neas, Musa, Escola Dr. Francisco Simões, Sanep, Semana do Meio Ambiente, IFSul, Neas, Musa, Escola Dr. Francisco Simões, Sanep, Semana do Meio Ambiente, IFSul, Neas, Musa, Escola Dr. Francisco Simões