Sanep recebe alunos da UFPel na ETE Novo Mundo

Estudantes de Engenharia Hídrica conheceram as instalações da futura Estação de Tratamento de Esgoto, que chega a 70% das obras concluídas

11/05/2023 | 05:05:32


O Sanep recebeu a visita de alunos do curso de Engenharia Hídrica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), nas obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Novo Mundo, nesta quinta-feira (11). Em atividade organizada pelo Departamento de Projetos da autarquia, os estudantes conheceram as instalações da Estação localizada na avenida Francisco Caruccio, na zona norte do município. Com 70% das obras concluídas, ela será responsável pelo tratamento dos efluentes de cerca de 27 mil residências e terá capacidade de atender até 120 mil pelotenses.

Acompanhados dos técnicos da autarquia, em construção civil e em edificações, respectivamente, Tiago das Neves e Eldo Galeriano, os futuros engenheiros hídricos conheceram a unidade que terá suporte para tratar 300 litros de esgoto por segundo, com o primeiro módulo tratando 100 litros por segundo. A estrutura beneficiará os moradores das regiões da Vila Princesa, Pestano, Sítio Floresta, Três Vendas, Getúlio Vargas, Arco-íris, proximidades do aeroporto e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Estudantes de Engenharia Hídrica conheceram as instalações da futura Estação de Tratamento de Esgoto, que chega a 70% das obras concluídas. Fotos: Amanda Kuhn

A equipe de engenheiros do Sanep também apresentou aos universitários o projeto da ETE Novo Mundo no prédio administrativo da autarquia. O encontro com os profissionais responsáveis pelo planejamento e elaboração das obras referentes ao saneamento básico de Pelotas foi pensado pela professora de Engenharia Hídrica da UFPel, Danielle Bressiani.

“É de extrema importância para os futuros engenheiros verem um pouco da prática, já que, na Universidade, estudamos muito a teoria. Então, com as visitas, eles conseguem compreender em escala real o que aprendemos na sala de aula. É fundamental para o conhecimento deles. Essa interação com o Sanep tem nos propiciado uma melhora significativa no aprendizado dos alunos”, frisou.

Conhecimento ampliado

Para a estudante do décimo semestre de Engenharia Hídrica, Marília Felten, o dia foi de grande aprendizado ao conhecer a construção da maior Estação de Tratamento de Esgoto do município. “É uma visita muito enriquecedora, ver de perto uma obra de grande porte. A gente consegue observar toda a parte construtiva e como é a adaptação frente aos desafios encontrados durante a obra. É muito importante e produtivo, tanto para o meio acadêmico quanto para o profissional”, destacou.

Avanço no tratamento de esgoto

Estação será responsável pelo tratamento dos efluentes de cerca de 27 mil residências e terá capacidade de atender até 120 mil pelotenses. Fotos: Amanda Kuhn

A ETE Novo Mundo representará avanços na universalização do acesso ao saneamento básico em Pelotas. Com capacidade inicial de tratamento de 100 litros de esgoto por segundo, a estrutura está em fase de implantação de equipamentos e automação. As próximas etapas são a instalação do projeto elétrico e da cortina verde - plantio de árvores em 20 mil metros cúbicos no entorno da Estação.


Tags

#sanepinforma, #etenovomundo, #esgotamentosanitário, #sanepinforma, #etenovomundo, #esgotamentosanitário