Sanep reforça limpeza de canais para garantir drenagem das chuvas

Neste ano, mais de 160 cargas de vegetação e lixo já foram retiradas de quatro estruturas responsáveis pelo escoamento da água

02/03/2021 | 01:03:14


Nos dois primeiros meses do ano, mais de 160 cargas de lixo e vegetação já foram retiradas de quatro canais de macrodrenagem da cidade. O objetivo do Sanep é manter um cronograma constante de limpeza nas estruturas, que são fundamentais para garantir o escoamento correto das águas da chuva e direcioná-las até as oito Casas de Bomba. Desde o início do programa em Pelotas, em 2017, cerca de 150 quilômetros de canais já foram limpos e desobstruídos.

Canais das vias Espírito Santo e Morro Redondo, no Laranjal, foram limpos e desobstruídos nos últimos dias - Foto: Rodrigo Soares e Matheus Cabistany

Nos meses de janeiro e fevereiro, o serviço já passou pelos canais da avenida São Francisco de Paula, no Areal; da rua Morro Redondo (antiga Vinte e Nove) e da avenida Espírito Santo, no Laranjal; e mais recentemente no canal do Pântano, no final da rua General Osório. Os trabalhos são feitos de forma manual pelas equipes da autarquia e com o auxílio de maquinário. Além de mudar visivelmente a aparência dos locais, a retirada de obstáculos para a drenagem da água é uma das medidas mais importantes para evitar os alagamentos em dias chuvosos.

A colaboração da população é essencial para preservar os bons resultados, considerando que parte das cargas removidas dos canais corresponde a resíduos descartados incorretamente, como garrafas, latas, sacolas, caixas de papelão, plásticos em geral e, até mesmo, madeiras e móveis desmontados. Esses objetos não só obstruem os sistemas de drenagem, impedindo a passagem natural da água, como também os danificam, causando mais transtornos. 

O cronograma de limpeza terá sequência nos próximos dias no canal situado na avenida Mário Meneghetti.

Limpeza também ocorreu nos canais do Pântano e da avenida São Francisco de Paula - Fotos: Matheus Cabistany e Leandro Lopes

Onde descartar os resíduos?

Lixo orgânico: restos de alimentos, cascas, papel higiênico, etc, são recolhidos pela coleta orgânica do Sanep, feita de porta em porta em toda a cidade, três vezes por semana, ou através dos contêineres no Centro, Lindóia, Guabiroba e Pestano.

Lixo reciclável: papel, plástico, metal ou vidro são recolhidos pela coleta seletiva do Sanep em 100% das residências – 80% com o formato de porta em porta e o restante por meio da coleta agendada (para mais informações, ligue 98415.9453)

Lixo eletrônico, móveis desmontados, restos de podas e jardinagem, resíduos de construção civil (aterro, argamassa, concreto e tijolos), eletrodomésticos de linha branca (geladeira, máquina de lavar) e óleo de cozinha usado: nos Ecopontos localizados na Balsa (rua Paulo Guiayn, 201); no Laranjal (rua Bom Jesus, 95); no Fragata (rua Machado de Assis, 285); no Areal (rua Juscelino Kubitschek de Oliveira, 3195); e na Cerquinha (rua Hugo Veiga, 155). As unidades funcionam de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Cada pessoa pode descartar até 1,5 metro cúbico de material, o que corresponde, em volume, a três caixas d’água de 500 litros, por exemplo.


Tags

água, descarte correto, canal, limpeza, escoamento, drenagem, sanep, chuva, água, descarte correto, canal, limpeza, escoamento, drenagem, sanep, chuva, água, descarte correto, canal, limpeza, escoamento, drenagem, sanep, chuva